Parte do acervo de obras de artistas goianos de Valdemy Teixeira é doada

LUISA GUIMARÃES Há mais de 20 anos que Valdemy Teixeira tem uma relação com as artes plásticas, principalmente com o que é

Postado em: 06-02-2016 às 00h00
Por: Redação

LUISA GUIMARÃES

Há mais de 20 anos que Valdemy Teixeira tem uma relação com as artes plásticas, principalmente com o que é feito em Goiás. Ele, que é repórter fotográfico, dedicou muitos desses anos cobrindo o universo das artes e convivendo com os artistas. Desta trajetória, Valdemy conquistou um grande acervo de obras de vários artistas goianos ou que residem na capital.

Ciente da importância de se preservar e conhecer os trabalhos que são feitos por aqui, o fotógrafo decidiu doar uma parte das telas que adquiriu. A instituição escolhida foi a Faculdade Alfredo Nasser, em Aparecida de Goiânia, local por quem Valdemy tem um carinho especial. Foram selecionadas 22 telas de seu acervo pessoal, de diferentes autores. Dentre elas, estão obras de nomes como Nonatto Coelho, Valdomiro de Deus, Evandra Rocha e a cubana Danay Vigoa. A maioria dos artistas é goiana, mas os que não são possuem alguma raiz no Estado.

Continua após a publicidade

Desta relação com os artistas plásticos nasceu a exposição A Cara da Arte em 2012. A mostra contava com 32 fotos, feitas por Valdemy, dos rostos de quem faz arte em Goiás. Dentre os retratados, estão Antônio Poteiro, Iza Costa, João Colagem, Pitágoras, Clea Costa e G. Fogaça, que foram expostos em seu cotidiano. Alguns deles viraram amigos do fotógrafo, após tantos anos de parceria profissional. 

Dentre os artistas que passam a fazer parte do acervo da Faculdade Alfredo Nasser estão, ainda, Jordana Hermano e João Colagem. Valdemy conta que conhece cada um deles pessoalmente e que é grande admirador de seus trabalhos. Algumas das obras já foram levadas para o local, que passa a ter um pedaço das artes plásticas do Estado em seu acervo.

 

Veja Também