Seja o seu próprio chef

Cozinhar em casa pode mudar completamente a sua rotina, e existem mais motivos para começar a praticar que apenas o sabor

Postado em: 20-02-2016 às 00h00
Por: Redação

Uma coisa é senso comum: cozinhar proporciona ótima sensações. Seja para quem cozinha para quem come. Hoje, va­mos falar sobre as sensações que uma receita diferente pode desencadear em você ao cozinhar em casa. Apostamos que, no final dessa leitura, você terá descoberto uma nova paixão em si mesmo!

Geralmente as pessoas optam pelo mais fácil e mais prático. Isso acontece com quem mora ou está sozinho, um casal e até mesmo uma família ou com amigos. É preciso tirar da cabeça que cozinhar é trabalhoso e cansativo. Hoje é muito mais fácil ter acesso a receitas, desde os pratos mais simples até os mais sofisticados, por meio de vídeos, blogs, redes sociais, revistas e programas de televisão. Existem até algumas startups relacionadas ao mundo da gastronomia para facilitar o processo de cozinhar em casa. 

O mais legal de cozinhar em casa é que você consegue sair da rotina de uma forma muito simples e só depende da sua disposição e criatividade. Até os pratos que você está acostumado a fazer ou aqueles que já vêm semi-prontos podem ganhar um toque de originalidade. Não existem mais desculpas pa­ra continuar na sua zona de conforto (rotina) e evitar a sua cozinha. 

Continua após a publicidade

Hoje você encontra muita facilida­de de informação nos meios de comunicação para se arriscar na cozinha. E mesmo seguindo passo a passo de um menu, o toque especial do prato será sempre seu. Você não precisa ser um chef de cozinha renomado para elaborar um prato sofisticado e criativo. Já pensou em inovar na cozinha? Que tal cozinhar algo que nunca fez antes? Que tal comer algo pela primeira vez? E o melhor, feito por você. Para te ajudar, o Essência te dá uma receita apetitosa de picadinho de carne. Está da pontinha da orelha!

Estimula a criatividade

Tem coisa mais legal que presentear alguém por algo feito por você? Ou en­tão receber os amigos ou sua família para um jantar que você se prontificou em fazer? E, de quebra, ganhar alguns elogios? Não tem preço! Cozinhar é uma habilidade que precisa ser pratica­da. Claro que o alho vai queimar algumas vezes e nem sempre o arroz não vai ficar do jeito que você imaginou. Isso certamente já aconteceu também com os chefs mais renomados do mundo. O importante é cozinhar. Um prato feito pelas suas próprias mãos servirá de estímulo para novas aventuras na cozinha. Talvez não perceba isso logo de cara, mas com o tempo você vai aprimorar as suas habilidades e a sensação de satisfação vai aumentar a cada dia. Só não pode ter preguiça! 

É divertido

É um bom momento com pessoas que você gosta. Um almoço ou um jantar se torna muito mais divertido quan­do você resolve juntar seus amigos e/ou familiares para colocar a mão na massa. Já imaginou sair da rotina e levar os seus filhos para cozinhar com você? Além de divertido, pode ser educativo. A ideia é descontrair, socializar e compartilhar aprendizados. A diversão certamente é um grande motivo para cozinhar em casa.

É terapêutico

Já percebeu que o tempo na cozinha passa voando? Concentrar-se em uma atividade manual que exige certo cuidado ajuda a distrair as tensões do dia e também a relaxar. Para intensificar ainda mais essa sensação, você pode colocar uma música, um aperitivo para comer enquanto cozinha e até uma taça de vinho. Isso tudo, sozinho ou até mesmo acompanhado.

Você vai comer melhor

Ao cozinhar em casa, você se torna mais seletivo na compra dos ingredientes e na elaboração do menu. É a oportunidade de aprender um pouco mais da culinária saudável e fugir daquelas opções práticas e rápidas que encontramos nas ruas e que nem sempre oferecem um valor nutritivo adequado. Pen­se nisso!

Ganhe independência

Você se torna mais autossuficiente. Imagine não depender de ninguém pa­ra se alimentar. É prazeroso e gratificante saber que você é capaz de pre­parar uma refeição satisfatória. E se você ainda não sabe cozinhar, vai se sur­preender com o quanto é bom ser capaz de produzir refeições saborosas com ingredientes básicos em curto tem­po.

Você vai economizar

Não é sempre que podemos sair para comer e beber fora. Quando a gra­na anda curta, cozinhar em casa se torna uma opção ainda melhor e que cabe no bolso de forma justa. O dinheiro gasto certamente será menor do que a conta naquele bom restaurante e geralmente os ingredientes comprados sobram para uma próxima refeição. Sem contar o alto valor cobrado muitas  vezes nas bebidas, principalmente alcoólicas e sucos naturais. E outros transtornos, como ter de pagar flanelinhas, procurar vaga para estacionar etc… 

 

Veja Também