Filarmônica apresenta tendências da Temporada 2016

Abertura do conserto começa no dia 17 de março no Teatro Basileu França

Postado em: 04-03-2016 às 10h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Filarmônica apresenta tendências da Temporada 2016
Abertura do conserto começa no dia 17 de março no Teatro Basileu França

Após dois meses de recesso, a Orquestra Filarmônica de Goiás realiza o concerto de abertura da Temporada 2016 no dia 17 de março, quinta-feira, às 20h30, no Teatro Basileu França, no Setor Universitário, em Goiânia. A regência deste primeiro concerto é do maestro britânico Neil Thomson que, desde 2014, é diretor Artístico e regente titular da Filarmônica.

Como solista convidado, a Orquestra recebe o violoncelista Luiz Fernando Venturelli. Luiz Fernando é o vencedor do 3º Concurso Jovens Solistas promovido pela Filarmônica de Goiás em 2015. Multi-instrumentista, ele toca violão, guitarra e canta, transitando também pelo mundo do rock a outros gêneros, com o alto padrão de execução requerido pela Música de Concerto. Foi convidado a participar com solos de violoncelo na gravação do DVD de lançamento e em diversos shows da banda Noturnal.

Continua após a publicidade

Fazem parte do programa as obras: Concerto para Violoncelo e Orquestra, de Antonin Dvoràk, Carlo, de Brett Dean e a Bachiana Brasileira nº 2, de Villa-Lobos. 

Temporada 2016

No ano de 2015, a Orquestra Filarmônica de Goiás viveu um momento histórico. Em todas as 50 apresentações ocorridas em teatros, parques e igrejas, foram registradas plateias lotadas.

Em 2016, esta aventura musical continua com um calendário de concertos sólido, diversificado e ambicioso. Três palavras definem a filarmonicaemsaopaulotemporada: Tradição, Atualidade e Brasil. A união desses três elementos proporcioná apresentações únicas em todo o País.

A Filarmônica tem a missão de valorizar as composições contemporâneas e brasileiras, sem deixar de lado os compositores clássicos que tanto contribuíram para a consolidação da Música de Concerto.

Compositores

A Filarmônica apresentará concertos que incluem obras de artistas inovadores como Birtwistle, Philip Glass, S. Martland, R. Rodney Bennet e outros. A temporada abrange também grandiosas obras do austríaco Gustav Mahler e do russo Dmitri Shostakovich, dois dos mais célebres compositores de música orquestral, cujas obras integram o repertório das maiores orquestras do mundo.

Como parte da missão da Filarmônica em 2016, está a divulgação e execução do legado musical deixado por grandes compositores brasileiros como Villa-Lobos, Camargo Guarnieri e Cesar Guerra Peixe. As relevantes obras deste último, inclusive, farão parte do repertório do segundo CD da Orquestra. 

Artistas convidados 

Interessados na técnica e no trabalho artístico da Orquestra, artistas que já participaram de temporadas anteriores, como Jean Louis Steuerman e Arnaldo Cohen, retornam nesta temporada. Solistas e regentes da atualidade como Fabio Mechetti, Fernando Portari, David Rabinovich, Pablo Rossi, Nicholas Koeckert, Jorge Rotter, Cristian Budu, Sonia Rubinsky e outros também estarão presentes nos palcos.

Serão recebidos ainda novos talentos da Música de Concerto como Lucas Barros e Ronaldo Rolim. Outra grande novidade deste ano são os concertos para Toca-Discos e Orquestra, que contarão com a participação do DJ mineiro Múcio Guimarães, mais conhecido como DJ Múcio.

Séries

A programação anual segue com as séries Quinta Clássica, Concertos para Juventude, Concertos Especiais, Concertos de Câmara, além das séries complementares e de atividades direcionadas a jovens talentos e estudantes das redes pública e particular de ensino.

Série Concertos Especiais traz vários concertos temáticos como a Manhã de Ópera, Músicas de Cinema e Vida na Cidade. Apresentações em comemoração ao Dia do Trabalho, ao Dia dos Namorados, ao aniversário de Goiânia e outros, também serão realizadas.

O projeto Orquestra nos Bairros, que foi sucesso absoluto no ano passado, continua presente em nosso calendário e proporcionará apresentações em diversos locais da capital goiana, como igrejas, parques e praças. 

Turnês

Em 2016, a Filarmônica de Goiás realiza a 3ª Turnê Nacional. Acompanhada pelo aclamado pianista Jean Louis Steurman, sob regência deOrquestra Filarmonica Neil Thomson e com obras de Rachimanninnof e Guerra Peixe no programa, a Orquestra estará presente pela segunda vez no Festival de Inverno de Campos do Jordão, na Sala São Paulo e no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Realiza também a 4ª Turnê Estadual, que levará concertos a diversas cidades de Goiás, proporcionando música de qualidade a cidadãos que muitas vezes não tem acesso às apresentações que ocorrem na capital. 

Direção artística

Neil Thomson é um maestro versátil. De 1992 até 2006, foi regente titular no Royal College of Music, o mais jovem maestro a ocupar o cargo. Neil foi nomeado membro honorário do RCM em 1994 pelos serviços prestados à instituição. Suas habilidades como orador têm se aprimorado, fazendo crescer sua reputação como professor por toda a Europa. Foi convidado duas vezes para o EU – Sponsored Master Classes em Vilnius, Lituânia, e foi professor convidado no Mozarteum em Salzburgo, na Academia de Música Kakow e no Conservatório Arrigo Boito, em Parma. Desde 2014, ele é diretor artístico e regente titular da Orquestra Filarmônica de Goiás. 

Orquestra Filarmônica de Goiás

A Orquestra Filarmônica de Goiás é um programa do Governo do Estado, que está vinculado à Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte e ao Centro Cultural Oscar Niemeyer. O Calendário Anual de Concertos Musicais é elaborado pela Superintendência da Orquestra Filarmônica de Goiás, composta por uma equipe executiva, técnica e de apoio, por maestros e músicos que trabalham incansavelmente para que os espetáculos aconteçam ano a ano.

Para mais informações: (62) 3201-2442 

(Goiás Agora)

Veja Também