Artista plástico Omar Souto celebra 50 anos de carreira

Postado em: 09-03-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Ele dá início a nona exposição do projeto arte no HGG na noite de hoje, com 115 peças

Celebrando 50 anos de carreira, o artista plástico Omar Souto leva sua mais recente exposição, Raízes do Brasil, para os corredores do Hospital Alberto Rassi (HGG), dando início à nona temporada do projeto Arte no HGG, promovida pelo hospital. Ele dá início à exposição na noite de hoje, com 115 peças. O artista, nascido em Hetoraí em 1947, é um dos maiores nomes locais da arte naïf, pintando imagens tipicamente caipiras e interioranas. Filho de nor­des­tinos, ele tenta passar em suas pinturas a simplicidade e a calma do povo caboclo goiano.

O projeto Raízes do Brasil foi exposto pela primeira vez no início do ano passado, no Ponto de Cultura Catedral das Artes. Agora, um ano depois, ele foi convidado para expor um grande número de peças no HGG, incluindo algumas inéditas. “Nunca tinha visto algo assim, um pintor expor cento e tantas obras em uma exposição só”, conta Omar, muito impressionado e orgulhoso com o convite. “Para mim, esse convite é motivo de muita honra. Uma exposição tão grande, tive que correr muito, trabalhar mui­to, até pegar algumas obras com colecionadores. Estou me sentindo muito feliz, muito realizado”.

O artista também acredita que as pinturas irão agradar bastante os visitantes do hospital, não apenas porque são bonitas, mas por sua temática brejeira. “Como pinto as coisas do interior, acho que eles vão se identificar muito. Minhas pinturas têm casamento na roça, folia de reis, festa do Divino. o pessoal vai se lembrar de muita coisa do passado. Esse é o meu mundo, é onde fui criado”.

Souto conta que continua trabalhando e que planeja continuar fazendo o projeto circular, levan­do as obras de Raízes do Brasil para outros estados. “Ih, eu não paro de trabalhar não. Continuo pintando e continuo fazendo exposição fora. Ela agora vai pra São Paulo, ainda não tem data, mas acho que em maio”.

Serviço:

Exposição Raízes do Brasil

Hoje (9), a partir das 19h

Hospital Alberto Rassi 

(Avenida Anhanguera, Setor Oeste)

 

Compartilhe: