Sertanejo, mas sertanejo mesmo!

Jads e Jadson lançam ‘Diamante Bruto’, disco em que reafirmam a origem rural, bem longe dos hits baladeiros de hoje em dia

Postado em: 11-03-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Sertanejo,  mas sertanejo mesmo!
Jads e Jadson lançam ‘Diamante Bruto’, disco em que reafirmam a origem rural, bem longe dos hits baladeiros de hoje em dia

JÚNIOR BUENO

A certa altura da música Bruto e Capiau, faixa de Diamante Bruto, novo álbum da dupla Jads e Jadson, pode se ouvir: “Ela não vai querer morar no mato, sentir o cheiro do paieiro. Vai implicar com a viola quando eu cantar um Tião Carreiro.” A letra se refere a um caipira que se apaixona por uma mulher que mora na cidade e ambos precisam lidar com as diferenças. E é essa música que sintetiza a carreira da dupla paranaense, formada há 13 anos. Boa parte das músicas exala romantismo, ou­tro tanto evoca o orgulho das raízes interioranas. Baladas que evocam carrões e liber­tinagem estão fora do repertório.

Continua após a publicidade

Sobre essa vocação para o amor e para as origens, Jadson falou em entrevista para o Essência: “a grande característica da dupla é o romantismo, nós não sentamos e vemos qual é a tendência que nós podemos seguir. A gen­te canta o que gosta de cantar”. O álbum, o primeiro de inéditas após dois registros ao vi­vo, em CD e DVD, dos maiores sucessos da carreira. “Foi uma sorte grande reunir essas músicas, todas tão boas, tão a nossa cara,” diz Jadson, que afirma que ele e o irmão ajudaram em algumas composições.

Outra música que evidencia as influências sertanejas – mas sertanejas mesmo – da dupla é Zé Trovão: “Aguenta oito segundos em cima de um touro bravo, mas não aguenta o mesmo tempo sem ela aqui do lado,” canta a dupla, em música que evoca duplas clássicas, como Milionário e José Rico. Além disso, o nome de Jo­sé Rico, falecido em 2015, consta nos agradecimentos do álbum.

Um dos grandes sucessos da carreira de Jads e Jadson, inclusive homenageia uma dupla das antigas, Toca um João Mineiro e Marciano. “A gente se espelha bastante nessas duplas antigas e tinha muita admiração pe­lo Zé Rico, que se manteve fiel ao estilo. Essa forma de conduzir a carreira é um exemplo para nós,” diz Jadson. Para não ficar somente no âmbito caipira, destaca-se no disco a interessante versão da dupla para Lágrimas e Chuva, hit oitentista do Kid Abelha.

Naturais de Catanduvas no Paraná, Jads e Jadson começaram a cantar juntos ainda crianças. O “jads” nos nomes dos irmãos vem das iniciais do pai, José Alves dos Santos. O sucesso demorou a chegar, mas agora a carreira está em pleno vapor, com uma agenda cheia e fãs em todo o Brasil. Segundo Jadson, o sucesso é bom, pois proporcionou “o reconhecimento dos fãs, as oportunidades de trabalhar com gente que a gente admirava muito e o prazer de tocar para multidões”. Já o lado ruim, apenas o fato de sobrar pouco tempo para aproveitar com a família.

Diamante Bruto é o oitavo álbum da carreira, marcada por sucessos como Amo Você, Colo, Planos Impossíveis, Jeito Carinhoso, entre outros. Também participaram de gravações com outros artistas, como Cristiano Araújo, Michel Teló, Almir Sater e João Neto e Frederico.  

Veja Também