Teatro Carlos Moreira apresenta ‘Como Treinar o Seu Dragão’

A história traz uma nova perspectiva sobre deficiência física, diversidade e preconceito

Postado em: 13-03-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Teatro Carlos Moreira apresenta ‘Como Treinar o Seu Dragão’
A história traz uma nova perspectiva sobre deficiência física, diversidade e preconceito

Com uma pegada lúdica e buscando diversificar o universo narrativo infantil, a Companhia de Teatro Carlos Moreira apresenta neste domingo (13) o espetáculo Como Treinar o Seu Dragão. A dramaturgia infantil contemporânea vem surpreendendo ao diversificar suas histórias, com ensinamentos e mensagens que constituem princípios que atuem na formação do indivíduo. Como Treinar o Seu Dragão inovou no que há de mais belo nos clássicos infantis, dando papel principal para a amizade e a superação, além de tratar de temas como deficiência física e preconceito. 

Preocupada com os valores e as mensagens que recorrem sobre o espectador, uma vez que atuam além do entretenimento, a Carlos Moreira encenará a envolvente história de Soluço e seu amigo Banguela em uma adaptação livre de do filme de mesmo nome. A trama se passa no tempo dos vikings e tudo o que o jovem Soluço desejava era ser reconhecido como um grande guerreiro. Magrelo e atrapalhado, o garoto nunca consegue provar que também pode fazer a diferença na aldeia em que vive. Assim, ele decide acabar com a maior praga da região: os dragões. Convicto de que deve matar um dragão, Soluço só consegue o descrédito e a risada de seus amigos. No entanto, seu trabalho não vai ser tão simples como imaginou. O menino logo encontra um grande dragão e, ao contrário do que poderia imaginar, os dois se tornam bons companheiros. Sabendo que os grandes animais não são tão perigosos como os vikings pensavam, Soluço decide mudar a cabeça dos teimosos vikings.

Continua após a publicidade

A história traz uma nova perspectiva sobre deficiência física, diversidade e preconceito. A história conquista pela simplicidade e generosidade ao deleitar o espectador com uma bela trilha sonora, paisagens fantásticas e um discurso que trata da deficiência física como uma simples limitação e não como a maior barreira para o nosso sucesso. As temáticas abordadas na obra vêm de encontro com as problemáticas enfrentadas no universo escolar. 

A narrativa auxiliará o educador em uma abordagem de conscientização em relação ao preconceito, bullying e dificuldades de interação com o meio, mostrando aos alunos a necessidade de tolerância em relação à diferença do outro.

Espetáculo: Infantil – ‘Como Treinar o Seu Dragão’

Data: Hoje (13)

Horário: 17h

Local: Teatro Madre Esperança Garrido

Valor do Ingresso: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia entrada)

Desconto: Meia para estudantes, idosos maiores de 60 anos.

Crianças até 3 anos não pagam.

Ingressos a venda bilheteria do teatro e Submarino Espaço de Festas 

Veja Também