Gênero e sexualidade são tema de curso em Goiânia

Estudos e ativismo contra a heteronormatividade são abordados pela antropóloga Berenice Bento, especialista direitos humanos

Postado em: 17-03-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Gênero e sexualidade são tema de curso em Goiânia
Estudos e ativismo contra a heteronormatividade são abordados pela antropóloga Berenice Bento, especialista direitos humanos

Júnior Bueno

A socióloga e antropóloga Berenice Bento estará em Goiânia, de hoje a sábado (19), para ministrar um curso sobre gênero e sexualidade. O objetivo é apresentar, de modo geral, abordagens teóricas para as categorias gênero e sexualidade. 

Continua após a publicidade

Para isso, serão apresentadas pesquisas que estão em curso no Brasil, ancoradas teoricamente dos “estudos transviad@s”, tradução que Berenice faz dos estudos e ativismo queer. O termo queer, por sua vez, se refere às pessoas que não seguem o padrão da heteronormatividade ou binarismo de gênero (homem/mulher).

Para isto, além dos estudos e ativismos queer, serão abordados temas como a reconstrução dos corpos para além do gênero e a relação entre sexualidade e a biopolítica. O curso será ministrado por meio de aulas expositivas, discussão em grupo e estudos de caso, tendo como base artigos científicos e de opinião e vídeos sobre o tema. 

Berenice é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pesquisadora do CNPq – com formação em Ciências Sociais pela UFG, mestrado e doutorado em Sociologia e pós-doutorado pela Universidade de Nova York. Com extensa trajetória nos estudos de gênero, foi agraciada em 2011 com o Prêmio Nacional dos Direitos Humanos e é articulista da revista Cult. 

SERVIÇO

‘Gênero e Sexualidade – Categorias Políticas em Disputa’

Data: 17, 18 e 19 de março 

Horário: Das 19h às 22h (quinta e sexta) e das 9h às 12h (sábado)

Local: Espaço Culturama (Avenida T-8, nº 324 – Setor Bueno)

Investimento: R$ 370 

Veja Também