Grupo Sonhus Teatro Ritual celebra 20 anos com espetáculo ‘Q.Q.ISS:!’

Na montagem, dois espantalhos saem para explorar o mundo e descobrir muitas novidades

Postado em: 24-03-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

O Grupo goiano Sonhus Teatro Ritual completa duas décadas de existência neste 2016. A celebração vai ser no Teatro Goiânia nos dias 25, 26 e 27 (de amanhã a domingo) apresentando ao público da capital seu recém-estreado espetáculo Q.Q.ISS?! As Aventuras de Pendú e Camí – Do Outro Lado da Lua e do Arco Íris. Este nome vem do modo goiano de perguntar o que significam as coisas.

Celebrar décadas de existência no cenário cultural goiano é um ato de resistência. É assim que o grupo encara os 20 anos que completa. “Acreditamos no poder transformador da arte. Temos compromisso com as escolhas que fizemos para nossas vidas e como isso reverbera para as outras pessoas tocadas e sensibilizadas pela arte”, afirma Nando Rocha, um dos membros do grupo. Por isso, a celebração não poderia ser outra: uma nova criação apresentada em casa ao público goiano.

Inspirado nas obras de Pink Floyd e no filme O Mágico de OZ, do ilustre L. Frank Baum, o espetáculo é uma divertida aventura cômico-visual com base na linguagem das artes do palhaço e da mímica, misturando diversos estilos de mímica, como a pantomima e a mímica corporal dramática associada a outras técnicas que contribuem para a narrativa com o teatro de bonecos, de animação e de máscaras.

Continua após a publicidade

Na busca da relação entre o palhaço e o espantalho, os atores descobriram um fértil terreno a partir da observação de toda uma coleção de espantalhos pintada por Cândido Portinari, poemas de Mário Quintana e textos de alguns es­tu­diosos sobre o tema.

Sobre o espetáculo

Os espantalhos vivem suas aventuras e descobertas embalados pela trilha do álbum The Dark Side of  The Moon, obra-prima do grupo britânico Pink Floyd, que fala sobre as pressões da vida, como tempo, dinheiro, loucura e morte. O espetáculo faz referência ao fenômeno conhecido por The Dark Side of The Rainbow, efeito de origem misteriosa, com forte presença na cultura popular mundial desde 1994, que consiste na reprodução simultânea do álbum do Pink Floyd com o filme O Mágico de Oz, de 1939, revelando diversos momentos em que uma obra corresponde à outra, seja por parte das letras das músicas ou pela sincronia audiovisual.

Na história, os espantalhos, Pendú e Camí enfrentam situações inusitadas para abordar a curiosidade que move a humanidade e que leva o homem a se deslocar no universo em busca de aventuras.

Sinopse do espetáculo

Pendú é um espantalho que está́ preso em sua rotina de trabalho: cuidar da plantação. Dias, anos, talvez séculos podem ter se passado sem que ele se movesse. Num inusitado dia, ele conhece Camí́, um espantalho andarilho que fugiu de sua roça para percorrer o mundo. Curiosos com as possibilidades de mover as pernas, Pendú e Camí́ partem juntos se aventurando em uma incrível jornada em busca do desconhecido. Amor, solidão, amizade, trabalho, sonhos e sobrevivência são sentimentos que aos poucos se revelam para os personagens nas trilhas que se­guem por escolha própria, ou nos caminhos em que são colocados pela força da natureza.

Serviço: ‘Q.Q.ISS?! As Aventuras de Pendú e Camí – Do Outro Lado da Lua e do Arco Íris’

Quando: 25, 26 e 27 de março

Horário: 20 horas

Onde: Teatro Goiânia

Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) 

Veja Também