Cercado de expectativas, chega aos cinemas ‘Batman vs Superman’

Homem Morcego amargurado e vingativo quer controlar o Homem de Aço, cada vez mais influente

Postado em: 25-03-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Cercado de expectativas, chega  aos cinemas ‘Batman vs Superman’
Homem Morcego amargurado e vingativo quer controlar o Homem de Aço, cada vez mais influente

Batman vs Superman: A Origem da Justiça chegou ontem aos cinemas com muitos desafios pela frente. A superprodução da Warner Bros. precisa mostrar que os decanos heróis da DC Comics ainda têm relevância para as novas gerações; superar o sucesso dos Vingadores, da rival Marvel; apresentar um Ben Affleck convincente no uniforme do Batman; e, talvez o mais difícil, fazer com que os críticos elogiem um filme de Zack Snyder. 

Para isso, o longa-metragem contou com orçamento estimado em US$ 250 milhões e uma história livremente inspirada em O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller, um dos quadrinhos favoritos dos fãs. Na revista, o Homem-Morcego passa ao largo dos dilemas morais que marcam a interpretação de Christian Bale, o Batman da trilogia de Christopher Nolan. Trata-se de um anti-herói amargurado e violento, e essa é a versão que aparece nas telas.

Continua após a publicidade

Ben Affleck tornou-se nos útimos anos um cineasta reconhecido, com dois Oscars no currículo (pelo roteiro de Gênio Indomável e como produtor de Argo). Ainda assim, foi enorme a grita dos fãs quando ele foi anunciado como Batman, em 2013. Elogiado pelo trabalho por trás das câmeras, Affleck não é visto como ator de muitos recursos, e o fracasso do filme Demolidor, de 2003, o deixou especialmente em bai­xa entre os leitores de quadrinhos. 

Ainda assim, Snyder garante ter visto no astro de 43 anos uma escolha natural para o papel. Ao pensar num adversário para seu segundo filme do Super-Homem, o diretor queria um Batman que fosse mais velho e experiente. “Eu queria um Batman que tivesse sido o Batman por 20 anos. Um Batman cansado de guerra”, explicou, em entrevista ao New York Times. “Quando começamos a procurar atores com essa capacidade, pensamos bem rápido em Ben”.

A visão de um Batman vingativo, ainda atormentado pela morte dos pais, convenceu Affleck a aceitar o papel. No roteiro de David S. Goyer e Chris Terrio (vencedor do Oscar por Argo), após acompanhar a destruição de Metrópolis durante a batalha entre o Superman e o General Zod, mostrada em Homem de Aço, Bruce Wayne decide tomar medidas extremas para controlar o herói kryptoniano.

Outro desafio de Batman vs Superman será manter por duas horas e meia entretido um público que já viu nos trailers a história quase completa do filme. Afinal de contas, já sabemos que Batman e Super-Homem são inimigos, encontram em Lex Luthor um adversário comum e acabam por se unir, junto da Mulher Maravilha, para enfrentar o Apocalipse – não o fim do mundo bíblico nem o vilão que dá nome ao próximo filme dos X-Men, mas o Apocalipse da DC, monstro que matou o Su-per-Homem na revista em quadrinhos lançada em 1993 (adequadamente batizada A Morte do Super-Homem, numa época em que os heróis e os leitores eram mais ingênuos, e a palavra “spoiler” sequer havia sido inventada).

As surpresas prometem ficar nos detalhes do plano maquiavélico de Luthor, nas participações especias de Aquaman (Jason Momoa) e Flash (Ezra Miller) e na Mulher Maravilha (Gal Gadot), que já vem sendo apontada por fãs que assistiram a pré-estreias nos EUA como o ponto alto do filme. (Agência O Globo) 

Veja Também