Festival ‘É Tudo Verdade’ traz 22 estreias mundiais

Patrocinado pela Petrobras, o evento qualifica curtas premiados a disputarem indicações ao Oscar

Postado em: 10-04-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Festival ‘É Tudo Verdade’ traz 22 estreias mundiais
Patrocinado pela Petrobras, o evento qualifica curtas premiados a disputarem indicações ao Oscar

Começou na última quinta-feira (7), no Rio de Janeiro e em São Paulo, a 21ª edição do festival É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários. Neste ano, serão 85 filmes de 26 países, sendo 22 estreias mundiais. Patrocinado pela Petrobras desde 2004, o festival é o único de toda a América do Sul a qualificar curtas vencedores a concorrerem ao Oscar de Melhor Curta-Metragem Documental da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Com o patrocínio, a Petrobras reafirma a importância de incentivar projetos relevantes para o cinema brasileiro e reconhecidos internacionalmente, como evidencia a parceria do festival com a Academia dos EUA.

Até o próximo dia 17 de abril, São Paulo e Rio de Janeiro recebem o melhor do cinema documentário brasileiro. A abertura, em São Paulo, terá o filme Fogo no Mar (Fuocoammare), de Gianfranco Rosi, vencedor de Berlim 2016, sobre a crise humanitária dos refugiados na Europa. No Rio, a abertura fica a cargo de As Incríveis Artimanhas da Nuvem Cigana, de Paola Vieira e Claudio Lobato, filme que retrata o coletivo artístico Nuvem Cigana, que reuniu poetas, artistas gráficos, fotógrafos e músicos no Rio dos anos 1970.

Com todas as sessões gratuitas, o É Tudo Verdade terá este ano uma mostra especial retrospectiva da obra do documentarista Carlos Nader, realizador de O Beijoqueiro (1992), sobre um personagem folclórico carioca. Haverá ainda uma mostra de documentários sobre esportes e sessões especiais de homenagem aos cineastas Ruy Guerra, Claude Lanzmann, Haskell Wexler e Chantal Akerman, cineasta belga morta em outubro do ano passado. Depois de Rio e de São Paulo, o festival segue com filmes premiados e destaques para Belo Horizonte, Brasília, Recife e Santos, no circuito de itinerância.

Continua após a publicidade

A programação completa do festival está disponível no portal www.etudoverdade.com.br.

Conferência

A Petrobras também viabiliza a 15ª Conferência Internacional do Documentário – Petrobras. O evento, que será na Cinemateca Brasileira – em São Paulo, entre 13 e 14 de abril –, visa a refletir sobre o papel do documentário no atual cenário do audiovisual. Em breve, a programação estará no site do festival. “Patrocinar o evento e nomear a ‘15ª Conferência Internacional do Documentário – Petrobras’ reforça nossa atuação na difusão e formação de público para o audiovisual. No cinema, já ultrapassamos a marca de 500 longas produzidos e participamos de cerca de 25 festivais anualmente em todo o País. O É Tudo Verdade vem mais uma vez enriquecer o nosso compromisso com o cinema no Brasil”, afirma Diego Pila, gerente de Patrocínios da Petrobras. (Agência O Globo) 

Veja Também