Livro traz narrativa visual dos tempos do Estado da Guanabara

Por Ludmilla de Lima/Agência o globo O governador Carlos Lacerda gostava do contato permanente com jornalistas, como comprovam as fotografias oficiais do

Postado em: 15-04-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Livro traz narrativa visual dos tempos do Estado da Guanabara

Por Ludmilla de Lima/Agência o globo

O governador Carlos Lacerda gostava do contato permanente com jornalistas, como comprovam as fotografias oficiais do antigo Estado da Guanabara, que existiu entre 1960 e 1975. Já Negrão de Lima, seu sucessor, tinha o costume de receber no Palácio Guanabara a classe artística e, numa foto, ele aparece com um grupo que reivindicava o fim da censura. A personalidade do governador Chagas Freitas pode ser melhor entendida a partir de imagens que revelam os encontros frequentes que ele mantinha com comunidades religiosas, da umbanda ou judaica, devidamente registrados por profissionais das lentes.

Continua após a publicidade

Esse material fotográfico faz parte de um acervo, guardado no Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, que ajuda a contar como era o dia a dia palaciano e a vida naquela época. Cerca de 300 imagens fo­ram selecionadas por historiadores e estão no livro Nos Tempos da Guanabara – Uma História Visual (Bazar do Tempo/Edições de Janeiro), que acaba de chegar às livrarias. As fotos vêm com textos con­tex­tu­a­lizando os fatos. “O livro não trata apenas dos acontecimentos políticos e das formas de governar. Ele apresenta um pouco a cidade por meio de obras públicas, eventos e tudo que o governo acompanha nesse período”, afirma Paulo Knauss, professor de História na UFF, diretor do Museu Histórico Nacional e organizador da obra.

Assinam o livro a doutora em História pela UFF e especialista em política do Rio, Marly Motta, e a também doutora em História e professora da UFF, Ana Maria Mauad. Entre as fotos curiosas, está uma do cantor Roberto Carlos jovem, de cabelos cacheados, medalhão no peito e calça boca de sino sendo recebido por Chagas Freitas. Numa outra, o político aperta as mãos de uma pessoa vestida de leão, durante um encontro com personagens da Disney. 

Mas a publicação vai além dos limites da sede do poder, em Laranjeiras. Uma foto mostra a Vila Kennedy no seu começo, sem calçamento, com crianças brincando descalças no chão de terra, em volta da réplica da Estátua da Liberdade. Era o governo de Carlos Lacerda, quando o Parque do Flamengo, também presente no livro, virou realidade. Outra obra apresentada é o alargamento da Avenida Atlântica: a imagem mostra operários sob o sol, nas areias da Praia de Copacabana.  A maioria das fotos, feitas no mundo analógico, não tem créditos. Os autores pedem aos leitores que ajudem a identificar esses profissionais. 

Veja Também