Curiosidades sobre Roberto Carlos, aniversariante do dia

Conhecido como o Rei da MPB, o cantor Roberto Carlos comemora hoje 75 anos de vida e O HOJE traz alguns fatos sobre sua vida e os 56 anos de carreira

Postado em: 19-04-2016 às 14h35
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Curiosidades sobre Roberto Carlos, aniversariante do dia
Conhecido como o Rei da MPB, o cantor Roberto Carlos comemora hoje 75 anos de vida e O HOJE traz alguns fatos sobre sua vida e os 56 anos de carreira

Por Júnior Bueno

Hoje, dia 19 de abril, Roberto Carlos comemora seu 75º aniversário e, em homenagem ao cantor, um dos mais importantes da música brasileira, o Ecad, Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, preparou um levantamento sobre sua vida artística. O Rei Roberto Carlos é autor de 588 obras musicais e intérprete de 839 fonogramas, conforme informações que constam no banco de dados do Ecad. Muitas destas músicas se tornaram grandes sucessos e embalaram gerações e fizeram com que, ao longo de quase 60 anos de carreira, o Rei conquistasse milhares de súditos no Brasil e no mundo com sua voz e seu estilo romântico.

Continua após a publicidade

Roberto é um dos artistas brasileiros que sempre se manteve no topo da lista dos titulares que mais recebem direitos autorais de execução pública, não só pelos seus sucessos, mas pelo vasto repertório de obras musicais, muitas das quais gravadas por outros ícones da música popular brasileira. No topo da lista de canções de Roberto Carlos mais tocadas nos últimos cinco anos nos segmentos de Música ao Vivo, Casas de Festas, Casas de Diversão, Sonorização Ambiental, Show e Rádio, aparecem, respectivamente, clássicos e novidades como Esse cara sou eu, Como é grande o meu amor por você, É preciso saber viver, Além do horizonte e Detalhes. Já entre as obras mais gravadas pelo Rei, a romântica Emoções lidera a lista, seguida por outros sucessos como Como é Grande Meu Amor por Você, Detalhes, Jesus Cristo e Sentado à Beira do Caminho.

O Ecad pesquisou ainda quais foram os intérpretes que mais gravaram músicas de autoria de Roberto Carlos até hoje. Lideram a lista os cantores Erasmo Carlos, Maria Bethânia e Cauby Peixoto. Além de seu velho parceiro de composições, Erasmo Carlos, que obviamente está no topo da lista, os compositores que têm mais músicas interpretadas por RC são: Carlos Colla, Mauro Motta (também produtor musical, responsável por diversos discos do Rei) e Paulo Sérgio Valle, além de muitos outros. As músicas de Roberto Carlos são muito tocadas em todo o Brasil, principalmente em emissoras de rádio e televisão, em shows, música ao vivo e em estabelecimentos que utilizam música ambiente. Em 2015, as músicas tocadas nestes estabelecimentos, além de rádios e shows, representaram 72% dos rendimentos do artista em execução pública.

Ele é o cara

O lançamento do EP Esse cara sou eu, com duas faixas inéditas e duas regravações, fez com que o ano de 2013 fosse o melhor no que diz respeito aos rendimentos provenientes de direitos autorais, nestes últimos cinco anos. As execuções nos segmentos de rádio e TV aberta foram responsáveis por mais de 63% de sua remuneração, naquele ano, em ireitos autorais. Nos rankings anuais do Ecad de autores com maior rendimento no segmento de Show, Roberto apareceu em 2º lugar em 2013, 4º lugar em 2014 e 2º lugar em 2015. Já nos rankings anuais de autores com maior rendimento em Rádio, Roberto apareceu em 1º lugar em 2013, 2º lugar em 2014 e 3º lugar em 2015.

Sucesso nas novelas

Roberto Carlos é conhecido ainda por seus sucessos inesquecíveis nas trilhas sonoras das novelas. Como é grande meu amor por você (tema de abertura da novela Amor e Intrigas da Rede Record), Além do Horizonte (música de abertura da novela homônima exibida da Rede Globo) e Esse cara sou eu (tema do casal de protagonistas da novela Salve Jorge da Rede Globo) foram suas obras executadas em TV aberta que mais lhe renderam direitos autorais nos últimos cinco anos.

Obras de Roberto Carlos mais executadas nos últimos cinco anos (nos segmentos Música ao Vivo, Casas de Festas, Casas de Diversão, Sonorização Ambiental, Show e Rádio), nesta ordem: Esse Cara Sou Eu, Como É Grande o Meu Amor por Você, É Preciso Saber Viver, Além do Horizonte, Detalhes, Emoções, Sentado à Beira do Caminho, Gatinha Manhosa, Eu Te Amo, Te Amo, Te Amo e Do fundo do meu coração.

Curiosidades

A vida e a obra de Roberto Carlos são rodeadas por um folclore, cheios de curiosidades, como as que o Hoje traz em homenagem ao Rei:

O título de “Rei” foi dado a Roberto Carlos pelo apresentador de TV Chacrinha. A coroação ocorreu em 1 966, durante um programa de Chacrinha.

Depois de ouvir inúmeras vezes que seu avô costumava cair de cavalos marrons, Roberto acabou implicando com essa cor.

Outras manias do Rei: obsessão pelas cores branco e azul, paixão por flores, conversar com as plantas, tomar banho só com sabonete de glicerina, não usar perfume, não pronunciar as palavras mal e azar, esquecer o número 13 e odiar (também) as cores preto e roxo. 

Em 50 anos de carreira (completados em 2009), Roberto vendeu por volta de 100 milhões de álbuns? Ele é o cantor brasileiro que mais discos vendeu em todo o mundo.

Roberto gravou 12 canções em inglês, 61 em italiano, 4 em francês, 244 em espanhol e… até agora quase 400 em português. 

A popularidade de Roberto Carlos e seus amigos rompeu as fronteiras da música e da TV e chegou aos cinemas. Entre 1 968 e 1 971, Roberto gravou três filmes de grande popularidade (produções que, aliás, foram repetidas inúmeras vezes na Sessão da Tarde dos anos 70): Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-rosa, Roberto Carlos em Ritmo de Aventura e Roberto Carlos a 300 Quilômetros por Hora. 

Os cantores e grupos que gravaram músicas de Roberto: Titãs (É Preciso Saber Viver), Fafá de Belém (Desabafo), Maria Bethânia (Fera Ferida), Joana (Nossa Senhora), Ana Carolina (Força Estranha), Sandy (As Canções que Você Fez Para Mim), Alcione (Sua Estupidez), Jota Quest (Além do Horizonte), Ivete Sangalo (Lady Laura) entre muitos outros.  

Veja Também