Livro sobre viagem à Índia é lançado hoje em Goiânia

A jornalista Lian Tai , que já havia viajado à Índia, fez tese de doutorado em Varanasi e escreveu livro sobre a experiência

Postado em: 03-05-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Livro sobre viagem à Índia é lançado hoje em Goiânia
A jornalista Lian Tai , que já havia viajado à Índia, fez tese de doutorado em Varanasi e escreveu livro sobre a experiência

ELISAMA XIMENES

A jornalista Lian Tai , que já havia viajado à Índia, fez tese de doutorado em Varanasi e escreveu livro sobre a experiência. Ela lança o Crônicas de Varanasi, hoje (3 de maio), na Fnac Flamoyant, em Goiânia, às 20 horas. Foram três meses de vivência, além de dez dias no Nepal. O livro também será lançado no Rio de Janeiro, onde a escritora vive atualmente, no próximo dia 12 de maio. Crônicas de Varanasi é composto por textos que a autora escreveu diariamente, de forma fluida, ao longo de sua estadia nas cidades, em 2015. 

“O primeiro desafio que enfrentei foi o machismo”, conta a jornalista. Segundo ela, as poucas mulheres que são vistas nas ruas estão sempre acompanhadas de outras mulheres, ou estão pedindo esmolas, ou são vendedoras. Assim, apesar de no início ter falado com todos, foi difícil, para ela, manter o contato para que a pesquisa prosseguisse. “Eles encaram as mulheres estrangeiras de uma forma muito errada”, ressalta.

Continua após a publicidade

Como estratégia, Lian Tai disse que deixou o tempo agir e, a partir da convivência, conseguiu conquistar a confiança das pessoas. “O dono de um restaurante que eu frequentava acabou virando meu pai indiano”, relembra. Ela ainda chegou a participar dos rituais sagrados, mas como observadora. Lian conta que presenciou, inclusive, ritual de cremação ao ar livre. “Também tive aulas de meditação e meditava todos os dias na beira do rio”, conta.

Lian escolheu Varanasi por ser uma das cidades mais antigas do mundo. Apesar da data exata de fundação ser desconhecida, para as tradições hindus, Shiva fundou Varanasi há mais de cinco mil anos. “Eu já havia viajado pela Índia antes, e foi a cidade que mais me encantou”, diz.  

Dessa forma, as crônicas são marcadas pelos relatos de suas caminhadas pelos curiosos labirintos da cidade e experiências novas com e sobre os rituais. 

SERVIÇO

Lançamento de Crônicas de Varanasi, de Lian Tai

Quando: Hoje (3 de maio), às 20 horas

Onde: Fnac Flamboyant / Entrada gratuita 

Veja Também