De Fofão a Angelina Jolie: que tal um rosto mais fino?

A bichectomia, procedimento para retirada das bolsas de gordura das bochechas, é a nova ‘queridinha da hora’

Postado em: 03-05-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: De Fofão a Angelina Jolie: que tal um rosto mais fino?
A bichectomia, procedimento para retirada das bolsas de gordura das bochechas, é a nova ‘queridinha da hora’

POR Juliana Carnevalli/Especial para O HOJE

Ao se olharem no espelho, mesmo estando magras, algumas pessoas se sentem incomodadas com o tamanho das bochechas e o contorno do rosto. Para esses casos, existe a bichectomia – procedimento estético para redução do volume das bochechas. Muito popular nos Estados Unidos, principalmente entre as estrelas de Hollywood, a técnica inovadora vem despontando como uma das preferidas dos brasileiros.

Continua após a publicidade

O cirurgião-dentista Mateus Luis Simões explica que o nome esquisito refere-se às bolas de Bichat, que são as bolsas de gordura que ficam na bochecha, entre a maçã do rosto e a mandíbula. No procedimento, as bolas são retiradas por meio de um pequeno corte feito na parte interna da boca. “A bichectomia é um procedimento simples, feito no próprio consultório, com anestesia local e leva em torno de uma hora. A recuperação é rápida, semelhante ao pós-cirúrgico de uma extração de dente siso”, afirma o dentista. Em cerca de 20 dias, já é possível ver os resultados: um rosto mais fino e definido, com as maçãs mais evidentes, além disso da sensação visual de que a pessoa está mais magra.

A bichectomia está caindo na graça dos brasileiros e é, atualmente, um dos procedimentos mais procurados no consultório do dentista. “A procura pela plástica da bochecha ou bichectomia vem aumentando significativamente. Muita gente pensa que basta emagrecer para ter o desejado rosto fino e bem delineado, mas, na prática, não é bem assim. A quantidade de tecido gorduroso que forma as bolas de Bichat é definida por fatores genéticos. As bolsas de gordura da bochecha não têm seus tamanhos alterados com o emagrecimento corporal. Quando a pessoa perde peso, a gordura subcutânea é diminuída, mas o volume das bolas de Bichat continuará o mesmo. Por isso muita gente emagrece e continua incomodada com o tamanho das bochechas”.

O procedimento também é indicado mesmo para quem não tem um rosto propriamente redondo, mas que deseja definir melhor os traços e linhas da face. “A bichectomia redefine o contorno do rosto, deixando-o mais triangular e anguloso. E isso significa também uma aparência mais jovem”, diz o dentista. Além da indicação estética, o dentista destaca que a plástica tem indicação funcional por diminuir a incidência de mordidas na parte interna da bochecha. “Quem tem excesso de bochecha pode sofrer com as constantes e dolorosas mordidas. A bichectomia auxilia na diminuição desse problema”.

A modelo goiana Meyryene Peixoto se submeteu a uma bichectomia há 15 dias. Ela conta que as bochechas salientes a incomodavam muito e, por mais que baixasse seu percentual de gordura, o rosto arredondado continuava ali. “Eu recorria à maquiagem e caprichava no contorno do rosto. Os truques melhoravam a aparência, mas não eram a solução. Logo que fiquei sabendo da bichectomia, procurei um cirurgião-dentista para entender melhor como era o procedimento e quais resultados poderíamos alcançar”.  

A cirurgia e o pós-operatório, de acordo com Meyryene, transcorreram dentro do planejado, e os resultados já são perceptíveis, mesmo com pouco dias de procedimento . “A cirurgia e o pós- cirúrgico são muito tranquilos. Estou cada dia mais satisfeita com o resultado. Está ficando melhor do que eu imaginava. As bochechas estão ganhando a forma que sempre sonhei. Rosto fininho e delicado”. 

Apesar de ser simples, a bichectomia, como qualquer outra cirurgia, inspira cuidados e precisa ser avaliada e realizada por um profissional habilitado a fazer o procedimento. “Profissional e paciente devem avaliar juntos, criteriosamente, a necessidade da bichectomia, já que se trata de um procedimento irreversível. É preciso entender se o que o paciente almeja poderá ser alcançado com a retirada das bolsas de gordura, para evitar frustrações. É importante que o interessado procure um profissional responsável e habilitado para fazer a bichectomia, evitando, assim, possíveis complicações”.

A filosofia de trabalho do dentista Mateus Luis Simões é a busca pela harmonização de toda a face, o que envolve um tratamento completo que vai além das intervenções dentárias. “Seguindo o conceito da plástica do sorriso, eu avalio a aparência facial do paciente como um todo para definir o melhor tratamento. O objetivo é definir um planejamento personalizado que harmonize os dentes, a gengiva e os lábios com o restante da face de cada paciente. É nesse contexto que insiro a bichectomia, caso necessário”.

Queridinha das famosas

Ao observar fotos de antes e depois de famosas do mundo da moda, da televisão e do cinema, é possível notar que, muito provavelmente, muitas delas se submeterem à bichectomia. A mudança no contorno do rosto e da região da bochecha é notável, por exemplo, em Angelina Jolie, Madonna, Megan Fox, Jennifer Lopez, Victoria Beckham, Jennifer Aniston e outras tantas.

Líder mundial

O brasileiro gosta de ‘entrar na faca’ para ficar mais bonito. Desde 2013, o Brasil é o recordista mundial em cirurgias plásticas – com mais de 1,5 milhão de operações por ano. As mulheres são responsáveis por 88% das operações estéticas feitas no País. 

Veja Também