É na sola da bota, é na palma da mão

Foi dada a largada para a temporada 2016 de bota e chapelão, shows sertanejos e frio da gota: a Pecuária chegou!

Postado em: 15-05-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: É na sola da bota,  é na palma da mão
Foi dada a largada para a temporada 2016 de bota e chapelão, shows sertanejos e frio da gota: a Pecuária chegou!

Júnior Bueno

O nome é Exposição Agropecuária de Goiânia, mas pode chamar de Pecuária, mesmo, que é assim que a maior festividade do gênero do Centro-Oeste é conhecida. A Pecuária está completando 71 anos, e uma das grandes novidades da atual edição é a divisão do SGPA Rodeio Festival, que começou no último dia 6 de abril. Já a programação dos shows musicais tem início no dia 20.  

O primeiro momento da Pecuária – que começou no último dia 9 e vai até 16 de maio – é de leilões e exposições de animais. Em sequência, vêm os rodeios e, por fim, os shows musicais. Segundo o presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Hugo Goldfeld, a decisão de separar os shows do rodeio foi para atender todos os diferentes públicos. “No ano passado, separamos a exposição de gado do show de rodeio e não gostamos da experiência. Neste ano, vamos separar do rodeio e dos shows. São coisas diferentes com públicos diferentes. O público de rodeio vem para ver rodeio, e o do show vem para ver show”, disse ele.

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com Goldefeld, o objetivo da SGPA é atrair a população goiana e se tornar parte da história de Goiás. Para isso, a busca para melhor atender o público é incessante. “Nós não encontramos ainda a forma ideal, mas estamos bucando. Já diferenciamos do passado e espero que, cada vez mais, possamos fazer coisas diferentes, porque o nosso negócio é o povo. Temos feito pesquisas, temos estudado, e tivemos respostas. Vamos continuar mudando em função da necessidade do povo. Quero Goiânia dentro da SGPA e quero a SGPA dentro de Goiânia”, declarou.

Em dia de shows, o acesso à Pecuária tem ingressos no valor de R$ 30. Já nos dias em que não há apresentação musical, o bilhete custa R$ 20. A programação dos shows tem um foco bem específico na música sertaneja, com artistas veteranos e revelações do sertanejo universitário. Na sexta-feira (20), Paraná, que cantava com o finado Chico Rey e o Trio Parada Dura abrem a temporada de shows. No sábado, dia 21, tem Edson e Hudson e Ivan e Alexandre.

Domingo (22), a atração fica por conta do espetáculo de dança e contorcionismo do Circo Universo Casuo, da Banda Mark, conhecida por apresentar um show com interpretações de super-herois conhecidos – será uma noite para a família. Na segunda-feira (23), duas duplas campeãs em execuções nas rádios – Fernando & Sorocaba e Marcos & Belutti – apresentam uma sequência de sucessos conhecidos do público.

Na terça (24), universos rural e religião se misturam em uma missa com o padre Marcos Rogério.  Na quarta (25), o sertanejo volta a dar a tônica em shows com as duplas João Bosco & Vinícius e Matogrosso & Mathias. Na quinta-feira (26), a Tribo da Periferia faz show para os amantes de hip hop e rap. Na sexta (27), a cantora Paula Mattos e Munhoz & Mariano, aqueles do Camaro Amarelo, fazem show. E, por fim, encerrando a Pecuária 2016, no sábado (28), haverá duas atrações: a primeira é o show Lendas, que reúne Milionário, que era parceiro de José Rico, e Marciano, que cantava com João Mineiro; a segunda é a dupla César Menotti e Fabiano.  

Uma beca invocada, um pingente no chapéu 

Na hora de pensar a produção para a Pecuária, o mais importante é o conforto. Os rodeios e shows são longos e ao ar livre, portanto é sempre bom levar isso em consideração. O blog Brasil Conwtry preparou algumas dicas para fazer bonito e não cair do cavalo. Para mulheres, uma escolha básica e versátil para o rodeio é o jeans. Se estiver calor, vale a pena apostar em um short ou uma camisa com tecido de algodão. Caso a temporada seja de frio, a melhor escolha é a calça, e o modelo skinny em tons escuros é uma boa pedida. 

Escolha acessórios que remetam ao estilo country, como chapéu, lenço ou cinto com fivela. Só cuidado para não ficar exagerado! O chapéu pode ser de palha ou de feltro. Um erro comum é colocar o chapéu ao contrário. A dica é olhar sempre a etiqueta do acessório, que precisa ficar para trás. Caso o chapéu tenha proporções diferentes, a parte menor sempre deve ficar para a frente. Utilize materiais,como couro, camurça e renda, que contrastam bem com o jeans.

O xadrez está sempre em alta no mundo country, e pode ser mais modernizado. A combinação de camisa regata lisa com coletinho é uma ótima opção para os dias de calor. Se estiver frio, opte por uma jaqueta jeans ou de couro. Você pode usar saias e vestidos, mas eles podem ser desconfortáveis neste evento. Os vestidos podem ser florais com cinto de cor contrastante. As botas são o ícone do mundo country e nada mais apropriado do que usá-las no rodeio. Utilize botas com couro de alta qualidade. Para a ocasião, prefira botas de cano alto ou médio, mas sem salto para ficar mais confortável. Evite as de bico fino, porque elas são mais desconfortáveis, e sandálias, pois pode entrar areia no pé ou você pode levar uma pisada. 

Os rapazes do country gostam de tradição: chapéu, camisa xadrez, um cinto e uma bota confortável. Se esfriar, pode colocar um colete. O estilo mais despojado pode ser feito com uma camisa polo, uma fivela maior e um boné. Para as botas, a dica é: use a bota por dentro do jeans se não estiver montando. Quem já enjoou da estampa xadrez pode apostar em uma camisa jeans.  

Veja Também