Bananada promove ações em Portugal e Barcelona em parceria com Festival DoSol

O festival terá uma agenda de atividades na Europa com artistas brasileiros e europeus

Postado em: 25-05-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Bananada promove ações em Portugal e Barcelona em parceria com Festival DoSol
O festival terá uma agenda de atividades na Europa com artistas brasileiros e europeus

Da redação 

Goiânia e Natal têm muitas características em comum quando se fala em música. Cenas regionais similares, artistas bem posicionados no cenário independente, ações de fomento dentro das cidades com festivais, casas noturnas, pubs e agentes envolvidos. A interação continua na área da produção cultural. Os festivais DoSol e Bananada sempre foram irmãos de proposta e intenção. Com o passar dos anos, essa aproximação tornou-se trabalho em comum e, agora, os dois anunciam uma extensa agenda de atividades, na Europa, envolvendo artistas brasileiros e europeus. 

Continua após a publicidade

A lista de atividades é extensa. Os festivais promovem, juntos, três noites de shows, a partir de 26 de maio, em Lisboa e Porto, envolvendo artistas do Brasil e Portugal. Estão no line-up Water Rats (BR), Inky (BR), O Terno (BR), Aldo The Band (BR), Solar Corona (POR) e Bad Legs (POR). Haverá participações do Legendary Tigerman (POR) e Hélio Morais dos PAUS (POR). Os artistas brasileiros também seguem para shows no Primavera Sound, em Barcelona, em ação promovida pelos próprios festivais.

“Temos ótimas relações institucionais dos dois festivais com a cena europeia. Juntos, Dosol e Bananada já circularam dezenas de artistas internacionais, e isso só aumentou nos últimos anos com a nossa aproximação com o Primavera Sound, um dos maiores festivais da Europa, e com vários parceiros na Alemanha, Inglaterra e Portugal. Foi natural rumarmos as nossas atividades para Europa para aumentar essa ponte e envolvimento” aponta o coordenador do Festival Bananada, Fabrício Nobre.

Já para Foca, coordenador do Festival DoSol, as ações na Europa são estratégicas do ponto de vista da circulação. “Voar de Natal para Lisboa é quase a mesma distância de chegarmos em Porto Alegre, por exemplo, e naturalmente também temos uma grande circulação de europeus na cidade. Tudo isso nos aproxima muito daquele cenário. Estamos muito orgulhosos de fazer ações com os parceiros portugueses e espanhóis, e tomara que isso seja só o começo de uma relação duradoura””, afirma Foca.

O Bananada ocorre em Goiânia, sempre no mês de maio, em um formato de festival que amplia sua programação em música, artes visuais, gastronomia, skate e tatuagem. Em contrapartida, o Festival DoSol é realizado em Natal e em dezenas de cidades do nordeste brasileiro durante todo o mês de novembro. No ano passado, os dois festivais reuniram, juntos, mais de 40 mil pessoas em suas atividades e são duas das principais plataformas de circulação da nova música brasileira.

 

Veja Também