Alice no País das marionetes

Com auxílio luxuoso do Pato Fu, grupo Giramundo recria, com bonecos, o clássico infantil dentro da programação do festival Bonecos do Mundo

Postado em: 04-06-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Alice no País das marionetes
Com auxílio luxuoso do Pato Fu, grupo Giramundo recria, com bonecos, o clássico infantil dentro da programação do festival Bonecos do Mundo

Júnior Bueno

A parceria entre a banda de rock mineira Pato Fu e a companhia cênica Giramundo é daquelas que dão gosto de ver. É como ver Doris Day e Rock Hudson em cena ou como misturar arroz e feijão: tudo funciona bem. Foi assim com a bem-sucedida turnê Música de Brinquedo, em que a banda regravou canções famosas como My Girl e Ovelha Negra com instrumentos de brinquedo. No palco, o Pato Fu contava com a participação dos bonecos do Giramundo fazendo as vezes das crianças que cantavam no disco. E, hoje à noite, o novo fruto desta união vai poder ser visto em plena Praça Cívica. Trata-se de Alice Live, uma versão musical do clássico infantil de Lewis Carrol, mas com uma interação de bonecos e gente de carne e osso.

Segundo John Ulhoa, guitarrista do Pato Fu, em entrevista ao portal Mais Goiás na última quinta-feira (2), o espetáculo surgiu de uma montagem do Giramundo de As Aventuras de Alice no País das Maravilhas. Ele foi responsável pela trilha e acabou envolvendo o resto da banda no projeto. A vocalista Fernanda Takai, inclusive, gravou a voz da personagem-título. “Mas até aí era uma trilha para ser tocada em playback nos espetáculos. E foi o que fizeram durante um bom tempo, mas agora resolvemos encarar a aventura de executá-la ao vivo,”  explicou ele. A estreia oficial foi em março deste ano em Belo Horizonte. Agora, a banda participa ao vivo no palco e tem uma participação extraordinária: Arnaldo Batista, dos Mutantes, dá vida ao Chapeleiro Maluco.

Continua após a publicidade

Apesar de ser totalmente pontuado pela música, a criação cênica se difere do teatro musical e da ópera. A música é o eixo central da montagem e cria uma espécie de “partitura” para todo o movimento, tanto dos bonecos quanto dos vídeos que são exibidos durante o espetáculo. Alice Live foi criado a partir da sequência de músicas, como se fosse a ilustração de um show, e este processo inverte o modo tradicional da produção de trilhas sonoras que, normalmente, tanto no cinema quanto no teatro, são construídas após a cena ou as imagens estarem definidas. 

Segundo a divulgação do Giramundo, a trilha sonora desta peça se destaca pela qualidade do conteúdo, uma vez as músicas contam com letras extraídas do texto de Lewis Carroll, um clássico fundamental da literatura infantil. Sobre o livro, John Ulhoa é enfático: “É uma história muito bem escrita, com centenas de referências inteligentes e malucas, e que faz uma ponte entre o universo infantil e adulto”. Elaborado, o espetáculo possui 65 bonecos, 21 pessoas no palco e 20 canções originais.

O grupo Giramundo foi criado em 1970, em Belo Horizonte, pelos artistas plásticos Álvaro Apocalypse, Tereza Veloso e Madu. Trazem na bagagem a experiência de já terem feito mais de 30 espetáculos teatrais, construindo um acervo próximo de 1.500 bonecos e objetos de cena. As montagens do grupo experimentaram o boneco em múltiplas formas, criando um variado panorama técnico e expressivo do teatro de bonecos. Os também belo-horizontinos do Pato Fu se juntaram em 1992 e, desde o disco de estreia, Rotomusic de Liquidificapum (do ano seguinte), já lançaram 14 álbuns, entre registros ao vivo e de estúdio. Atualmente, a banda se reveza entre as apresentações de Alice Live e os shows da turnê do álbum Não Pare Pra Pensar, lançado em 2014. 

O Festival Sesi Bonecos do Mundo está sendo realizado em Goiâni,a desde quarta-feira, (1º), e tem na programação companhias de países como Estados Unidos, Hungria, Espanha, Itália, Rússia, Japão, Peru e Brasil. Entre os brasileiros, estarão em cena companhias dos Estados Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Brasília, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Goiás. O projeto é patrocinado pelo Sesi, e tem acesso gratuito.  

Hoje e amanhã, várias companhias vão se apresentar, gratuitamente na Praça Cívica. O próprio Giramundo abre a programação de hoje com o espetáculo Torres Andantes. Além das apresentações, haverá também a exposição Mamulengo: Patrimônio Imaterial Brasileiro, sobre os bonecos de mamulengo, uma das expressões artísticas mais tradicionais do Brasil, especialmente na região Nordeste. 

SERVIÇO

Pato Fu e Giramundo em ‘Alice Live’

Quando: Hoje (4 de junho)

Horário: 20h

Onde: Praça Cívica

Entrada gratuita 

Veja Também