Turnê do PMB chega a a Goiânia em 9 de julho

Evento leva repertório de Gonzaguinha a cinco cidades brasileiras. Canções serão interpretadas por diversos artistas

Postado em: 17-06-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

Após realizar sua 27ª edição no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o Prêmio da Música Brasileira (PMB) terá, pelo sexto ano consecutivo, uma versão itinerante. Ao longo do mês de julho, Zélia Duncan, Gal Costa, Zeca Baleiro, Lenine, Elba Ramalho, Maria Gadú e Ivete Sangalo apresentam repertório de Gonzaguinha – o homenageado deste ano – em turnê que percorre Porto Alegre (2/7 – Auditório Araújo Vianna); Brasília (7/7 – Centro de Convenções Ulisses Guimarães); Goiânia (9/7 – Teatro Goiânia); Salvador (22/7 – Teatro Castro Alves) e Rio de Janeiro (29 e 30/7 – Sala Cecília Meireles). Cada cidade recebe um grupo de quatro artistas do elenco. Tanto a turnê quanto o Prêmio são patrocinados pelo Banco do Brasil. 

O idealizador do Prêmio, José Maurício Machline, convidou artistas que tivessem uma relação afetiva com a obra e cantassem com propriedade as canções do compositor.

A cantora Gal Costa, que gravou um dueto com Gonzaguinha na música O Gosto do Amor, do álbum Água Viva, lançado por ela em 1978, estará nos shows de Porto Alegre, Salvador e Rio de Janeiro. Entre as canções que a baiana interpretará estão Espere Por Mim, Morena e De Volta Ao Começo.

Continua após a publicidade

A paraibana Elba Ramalho, notória pelas parcerias tanto com Luiz Gonzaga pai quanto filho, participará das apresentações em Porto Alegre e Salvador com repertório que inclui faixas como Galope e Festa.

Explode Coração e Com A Perna No Mundo estão no roteiro de canções selecionadas para Ivete Sangalo. Escalada exclusivamente para a apresentação em Brasília, a baiana esteve entre os artistas que gravaram Presente (2015), álbum de duetos póstumos com Gonzaguinha. O disco contou ainda com participações de Lenine, confirmado no Rio, em Brasília e em Goiânia, e Zeca Baleiro, único a viajar para todas as cidades. Fazem parte dos repertórios do maranhense e do pernambucano Comportamento Geral e Lindo Lago do Amor, e Sangrando e Infinito Desejo, respectivamente.

Zélia Duncan (Goiânia e Salvador), campeã de indicações desta edição do Prêmio da Música, e Maria Gadú (presente em todas as cidades, exceto Salvador) emprestam suas vozes a outros sucessos do artista, como Recado e Diga Lá, Meu Coração.

Além das apresentações individuais, os artistas fazem uma série de duetos – Ivete Sangalo com Zeca Baleiro; Maria Gadú com Lenine; Elba Ramalho com Zélia Duncan, entre outros – em canções como Grito de Alerta e Começaria Tudo Outra Vez, antes do encerramento, quando todos sobem juntos ao palco.

“Gonzaguinha era um compositor genial. As músicas são palatáveis em qualquer época. Hoje você ouve a obra dele e, de tão atual que é, parece que foi composta ontem”, analisa Machline.

A cenografia da turnê inclui cerca de cem retratos de brasileiros anônimos fotografados por Walter Firmo, escolhidos para refletir a conexão de Gonzaguinha com o povo brasileiro.

Desde o ano de sua criação, quando homenageou Vinicius de Moraes, o Prêmio enaltece um artista brasileiro, que serve como fonte para o roteiro e o repertório do show da cerimônia de entrega. Já foram homenageados, pela ordem, Dorival Caymmi, Maysa, ElizethCardoso, Luiz Gonzaga, Ângela Maria & Cauby Peixoto, Gilberto Gil, Elis Regina, Milton Nascimento, Rita Lee, Jackson doPandeiro, Gal Costa, Ary Barroso, Lulu Santos, Baden Powell, Jair Rodrigues, Zé Keti, Dominguinhos, Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Noel Rosa, João Bosco, Tom Jobim e Maria Bethânia. Mais informações: premiodamusica.com.br/turnê. 

Veja Também