Circuito Gastronômico Goiás chega a Pirenópolis

Aprenda a fazer a Matula do Cerrado, receita feita antigamente com farinha de milho e frutas do bioma Cerrado, ensinada pelo chef Gilmar Borges

Postado em: 18-06-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

JÚNIOR BUENO

Desde quinta-feira (16), até amanhã (19), a cidade de Pirenópolis está recebendo a 11ª edição do Festival Gastronômico, que integra o Circuito goiano de festivais. Na programação, constam chefs de renome nacional e internacional, que dividirão espaço e experiência com reconhecidos chefs da culinária regional. O evento promove o compartilhamento de vivências profissionais com o público em geral. Estão sendo realizadas aulas-show, oficinas e visitas monitoradas a empreendimentos locais que trabalham com agricultura familiar.

Estão representadas a comida do sertão, a doçaria goiana e os diferentes tipos de arroz característicos da culinária local. Além de aprender sobre o preparo de diferentes pratos, os participantes também contam com o envolvimento de 35 restaurantes da cidade que integram o Festival, e preparam novidades para incluir em seus cardápios. Para identificá-los, basta procurar o banner.

Continua após a publicidade

Uma programação paralela ao evento promove vivências em empreendimentos que têm em sua base a agricultura familiar. Constam no roteiro a Fazenda Babilônia, o Santuário de Vida Silvestre Vagafogo e o Santuário Avalon. Durante as visitas, é servido um brunch com produtos locais e orgânicos preparados por chefs locais. O Teatro Sebastião Pompeu de Pina recebe a Cozinha Show, onde são preparados os mais variados pratos ensinados pelos experientes chefs. 

Hoje, por exemplo, está programado, no teatro, o encontro Maravilhas da Cozinha Sertaneja: a Verdadeira Cozinha de Raiz – Intercâmbio entre as Cozinhas de Goiás e da Bahia com Harmonização com Cachaças de Goiás, com os chefs Charles Silva e Gilmar Borges. Este último apresenta neste ano a receita que o Essência traz com exclusividade. Trata-se da Matula do Cerrado, receita feita antigamente com farinha de milho e frutas do bioma Cerrado: um resgate das antigas receitas feita nos sertões com a releitura do chef.

 

Veja Também