‘Conhecendo Museus’ mostra curiosidades sobre a história do Rei do Futebol

O programa Conhecendo Museus vai até Santos mostrar um espaço que guarda as memórias da história do futebol brasileiro retratada a partir

Postado em: 19-06-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘Conhecendo Museus’ mostra curiosidades sobre a história do Rei do Futebol

O programa Conhecendo Museus vai até Santos mostrar um espaço que guarda as memórias da história do futebol brasileiro retratada a partir da vida de um dos maiores jogadores do mundo: o Rei Pelé, como ficou conhecido Edson Arantes do Nascimento, eterno ídolo do Peixe e da Seleção Brasileira. No terceiro episódio da quarta temporada, o Museu Pelé, que fica em Santos, é a atração da série que vai ao ar, hoje (19), às 12h, na TV Brasil.

Organizado em três espaços, o edifício do Museu Pelé é formado pelo bloco central que contempla a entrada, duas lojas, café e sanitários. No bloco 1, maior dimensão do lugar, há uma área para exposições temporárias e auditório em forma de esfera com 12 metros de diâmetro e capacidade para 80 lugares. Já no bloco 2, também com vasto espaço, encontra-se o acervo de Pelé. O memorial reúne objetos pessoais, troféus, fotos, vídeos, documentos e material impresso – jornais, revistas, livros, pôsteres e cartazes.

Pelé é a personalidade esportiva do futebol brasileiro que mais influenciou o esporte, tanto no País quanto no exterior. A sua trajetória nos gramados tem  um amplo espaço na entidade para mostrar curiosidades sobre a sua vida e legado nos campos.

Continua após a publicidade

Considerado o Atleta do Século, Pelé foi um dos jogadores mais vitoriosos da história do futebol, com três Copas do Mundo pela Seleção Brasileira e dois títulos mundiais pelo Santos Futebol Clube. Seu nome também está atrelado ao carisma, à simpatia, ao fim de guerras e aos bons exemplos para as futuras gerações.

No Museu Pelé, o público pode conhecer mais de 2.500 peças relacionadas à história do Rei do Futebol. Entre os itens mais importantes da exposição, está a Bola de Ouro especial que Pelé recebeu na festa de gala da Fifa em janeiro de 2014. Na área interativa, uma baliza virtual recebe cobranças de pênaltis dos visitantes e contabiliza a velocidade da bola no momento do chute para o gol. A sala Linha do Tempo revela toda sua infância e a carreira do craque.

A exposição temática Quatro Copas e Um Rei ocupa toda a área dos mezaninos e conta a história dos Mundiais que o camisa 10 da seleção jogou. A seção tem relíquias que retratam as participações de Pelé nas campanhas de 1958 (Suécia), 1962 (Chile), 1966 (Inglaterra) e 1970 (México). Com sua disposição e alegria, o ídolo do clube alvinegro praiano promoveu a difusão do futebol e levou as cores verde e amarela do Brasil aos quatro cantos do mundo.

A história da vida de Pelé no futebol também pode ser contada por qualquer visitante. O Conhecendo Museus mostra que a pessoa que possuir um objeto, um documento, uma foto ou um filme que remetam a um momento marcante da vida ou da carreira de Pelé, pode fazer uma doação oficial ao museu e permitir que os itens sejam vistos por milhões de visitantes de todas as partes do mundo. 

Veja Também