Arquivo Diocesano da Cidade de Goiás é recuperado

Dentre os arquivos, constam documentos de valor histórico como batismos, casamentos e óbitos dos séculos 18, 19 e 20

Postado em: 30-06-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

Nesta quinta-feira (30), a comunidade da Cidade de Goiás recebe mais uma obra totalmente recuperada: o Arquivo Diocesano. A cerimônia de entrega, marcada para às 18h30 no próprio imóvel, conta com a presença do governador de Goiás, Marconi Perillo, do ministro da Cultura, Marcelo Calero, e da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, acompanhada pelo diretor do PAC Cidades Históricas, Robson de Almeida, pela superintendente do Iphan-GO, Salma Saddi, e pela prefeita da cidade de Goiás, Selma Bastos.

Com recursos do programa, foram investidos R$ 1,33 milhão nas obras de restauração do arquivo. O projeto incluiu a reestruturação do espaço externo para abrigar as instalações de um novo centro de pesquisa para a comunidade e também contextualizou o imóvel em seu ambiente urbano, evidenciando sua contemporaneidade. Desse modo, foram efetivadas ações como o posicionamento de um novo bloco, afastado do muro limite e próximo do edifício central, e a criação de acessos diferenciados para os públicos externo e interno.

Dentre os arquivos da Diocese, constam documentos de valor histórico como batismos, casamentos e óbitos dos séculos 18, 19 e 20, disponíveis para consulta pública. Com as obras, também fará parte do Arquivo Diocesano a documentação relativa ao bispado de Dom Tomás Balduíno, incluindo arquivos do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e da Comissão Pastoral da Terra. Este acervo encontra-se atualmente no Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central (IPEHBC), da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás. Já catalogado e higienizado nas condições ideais, o acervo será transferido, em breve, às novas instalações da Diocese de Goiás e será aberto à consulta pública. 

Continua após a publicidade

O imóvel da Diocese está inserido no Conjunto Arquitetônico e Urbanístico da Cidade de Goiás, tombada pelo Iphan em 1978. Foi ainda em 1932 que a antiga Prelazia de Sant’Ana recebeu das autoridades eclesiásticas a elevação ao status de arquidiocese e sede metropolitana. Com a transferência da Capital do Estado para Goiânia, a Arquidiocese foi extinta, passando, então, à Diocese de Santana de Goiás, pertencente à província eclesiástica de Goiânia. 

O PAC Cidades Históricas está sendo implantado em 44 cidades de 20 Estados da Federação. O investimento em obras de restauração é de R$ 1,6 bilhão, valor destinado a 425 obras de restauração de edifícios e espaços públicos. Em Goiás, já foram entregues duas obras: o Casarão da Escola de Artes Veiga Valle e a Ponte da Cambaúba. Atualmente, mais três obras estão em andamento na cidade: a restauração do Mercado Municipal, o Cine Teatro São Joaquim e a sede da Prefeitura Municipal.

SERVIÇO

Entrega das obras de restauro do Arquivo Diocesano da Cidade de Goiás 

Quando: Hoje (30 de junho) às 18h

Onde: Arquivo Diocesano (Rua Joaquim Rodrigues, sem número)  

Veja Também