Gatas de botas

A especialista Maria Inês Borges da Silveira dá dicas para não errar o passo

Postado em: 10-07-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Gatas de botas
A especialista Maria Inês Borges da Silveira dá dicas para não errar o passo

JÚNIOR BUENO

Elas surgiram no século 20, mas acabaram caindo em desuso. Mais tarde, André Courreges, um importante design que revolucionou a moda nos anos 60, conseguiu fazer com que elas voltassem a chamar a atenção com muitas cores variadas e abotoamentos. Estamos falando das botas, sempre muito práticas, principalmente agora, no inverno. O calçado não sai mais de moda, seja de cano alto, médio ou curto. 

Maria Inês Borges da Silveira, consultora de estilo, lembra que os modelos são variados, com saltos de diferentes tamanhos e espessuras e solados de diferentes materiais, que mudam conforme as tendências. Para a especialista, ter um par de botas no armário é essencial para dias mais frios. “Ter uma black boot no guarda-roupa é essencial; muitas vezes, ela equilibra a composição do look”, comenta. 

Continua após a publicidade

Segundo Maria Inês, ao usar botas, você deve sempre observar o local do evento e o gênero da roupa: esporte, esporte fino ou passeio. Esse tipo de calçado cai bem com as roupas de inverno e meia estação, como lãs, peles, casacos, capas e capas de chuva. Agora, se você for usá-las à noite, opte por um modelo mais clássico em eventos informais e casuais. 

Botas são adequadas para eventos casuais e esportivos –  como rodeios, churrascos, festas no campo ou na fazenda. Ainda segundo a consultora, cuidado com as botas de cor branca, já que elas podem aumentar o tamanho das pernas e dos pés. “A bota branca não é aconselhável, pois a cor dá volume e aumenta o tamanho da perna e do pé. Muitos estilistas avaliam que seu uso é brega, é aconselhável apenas para espetáculos artísticos”, explica. Mas se você quer explorar seu lado paquita, nada te impede.

Já quando o evento é formal, como casamentos, formaturas, é melhor deixar sua bota preferida de lado: elas não são indicadas para esses evento. Quanto ao melhor estilo para o seu biotipo, Maria Inês também dá algumas dicas. Botas de cano longo, segundo a especialista, achatam a silhueta; pessoas mais baixas devem evitar. Botas acima do joelho só para pessoas mais altas e com pernas mais finas. Já as de cano médio exigem pernas finas, que apresentem uma folga entre a perna e a bota; se sua panturrilha for muito grossa, evite. “O ideal é procurar sempre o equilíbrio. Aposte nos modelos ‘coturno light’: além de versáteis, eles são uma ótima opção para o dia a dia”, finaliza a consultora. 

Veja Também