Dia do Rock, bebê: 10 músicas que todo estudante precisa ouvir

Em celebração ao Dia Mundial do Rock, O Hoje monta uma lista com trilhas cheias de conteúdo

Postado em: 13-07-2016 às 14h35
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Dia do Rock, bebê: 10 músicas que todo estudante precisa ouvir
Em celebração ao Dia Mundial do Rock, O Hoje monta uma lista com trilhas cheias de conteúdo

Dia 13 de julho é conhecido no Brasil como Dia Mundial do Rock. A data celebra anualmente o estilo musical e foi escolhida em homenagem ao Live Aid, megaevento que aconteceu nesse dia em 1985.

O rock surgiu como forma de expressão e reivindicação de muitas pessoas que se sentiam excluídas da sociedade. Com canções carregadas de críticas e contestações, é muito comum retratarem eventos históricos e movimentos sociais.

Continua após a publicidade

Em comemoração ao Dia Mundial do Rock, o Stoodi, plataforma de estudos online, montou uma lista com 10 músicas que podem ajudar o estudante na hora do vestibular.

Confira a playlist completa e estude com o Iron Maiden, Titãs e muitos outros:

1. Sunday Bloody Sunday – U2

Domingo Sangrento , cantado pelo grupo U2, foi uma manifestação civil em Derry, na Irlanda do Norte, contra a polícia britânica. Ele aconteceu em 30 de janeiro de 1972.

As pessoas que faziam parte da passeata estavam protestando porque acreditavam que as autoridades estavam prendendo as pessoas, sem provas e julgamentos, apenas alegando fazerem parte do grupo terrorista IRA – que queria a independência da Irlanda.

O resultado não foi muito bom. Os manifestantes foram fortemente reprimidos, somando 13 mortes e 26 feridos. Vale ressaltar também que o cenário religioso passava por instabilidade.

2. Hurricane – Bob Dylan

Essa música do Bob Dylan é uma homenagem ao boxeador Rubin Carter, conhecido como Hurricane . Ela retrata o racismo, principalmente na questão da criminalização dos negros.

O lutador de peso-médio foi condenado por um crime que não cometeu e teve que interromper a sua carreira que estava em ascensão. Ficou preso por 15 anos pelo homicídio de três pessoas.

Esse é um exemplo que ilustra o preconceito racial e pode cair muito bem como tema de redação, por exemplo.

3. Assaltaram a Gramática – Os Paralamas do Sucesso

Sabe aquela história de “é licença poética ou erro de português? ”. Então, é justamente sobre isso que fala a música interpretada pela banda Os Paralamas do Sucesso.

Esse rock nos instiga a pensar sobre a produção das letras e conteúdo de nossas músicas. Será que essa “poesia” – termo utilizado na canção – está no local certo? São válidas todas as alterações fonéticas, lógicas e gramaticais? A visão do grupo não é muito positiva.

4. Era um Garoto que como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones – Engenheiros do Hawaii

A música interpretada pelos Engenheiros do Hawaii retrata o contexto da Guerra do Vietnã , que aconteceu entre 1959 e 1975. Ela mostra a realidade de muitos jovens norte-americanos que foram até o país para lutar.

O conflito armado aconteceu num contexto de Guerra Fria. Os Estados Unidos estavam apoiando o Vietnã do Sul, que queria independência do Vietnã do Norte. A guerra foi muito violenta e resultou na unificação das partes na República Socialista do Vietnã.

Segundo a música, os jovens americanos tinham que renunciar à sua vida para defender ideais da nação asiática – o que nem sempre era fiel à sua ideologia.

5. O pulso – Titãs

A crítica dessa música vai cativar os alunos que querem passar em Medicina – e os hipocondríacos também.

canção  enumera uma série de doenças. No meio delas, quase passa despercebido o rancor, os ciúmes, a raiva, a estupidez e a hipocrisia.

A mensagem que está presente é que esses sentimentos também são patologias e merecem a nossa atenção tanto quanto as doenças. A hipocrisia deve ser tratada tanto quanto a trombose, por exemplo.  

6. Another Brick In The Wall – Pink Floyd  

Outra música que pode ser base para argumentos em sua redação é essa canção do Pink Floyd . Ela faz uma crítica ao sistema de educação que não atua na vida do aluno como mecanismo possibilitando a formação de um cidadão crítico, mas apenas controlando uma massa passiva e mecânica.

A música descreve um professor autoritário e rígido com as crianças que, de certa forma, é frustrado com a situação de sua vida pessoal.

7. War Pigs – Black Sabbath

A crítica à guerra é feita de forma nua e crua pela banda de rock Black Sabbath. A música contesta o papel político que instaura inúmeras guerras, mas não vai aos conflitos armados defender o país.

Eles descrevem o cenário dos campos de batalha de forma desumana, com muito sofrimento. Nota-se no local muito sangue, mortos, ódio e mentes vazias.

8. Zé Ninguém – Biquíni Cavadão

Se tem uma coisa que essa música expressa é uma indignação política . Mais do que isso, ao interpretar essa canção, o grupo Biquíni Cavadão faz uma crítica ao setor judiciário e aos benefícios desfrutados pelos políticos e grandes empresários no Brasil.

O refrão, por exemplo, é composto pelos versos “Eu sou um bobo, eu sou um Zé Ninguém. Aqui embaixo as leis são diferentes”.

9. Hallowed be Thy Name – Iron Maiden

Aprender conteúdos de História pode ser mais fácil com o Iron Maiden. O grupo de rock aborda em suas músicas os temas mais diferentes possíveis: desde a pré-história, passando por biografias, até chegar nas mais diversas batalhas e conflitos armados.

A música “Hallowed be Thy Name”  descreve, em primeira pessoa, momentos antes de um herege ser condenado à execução pela Inquisição. Vale lembrar que os hereges eram pessoas acusadas pela Igreja Católica de crimes contra a fé.

10. Take me Out – Franz Ferdinand

Por fim, a lista acaba com a trilha “Take me Out” do grupo que carrega o mesmo nome do arquiduque da Áustria, Franz Ferdinand.

O interessante nesse caso é relembrar que o assassinato do herdeiro do Império Astro-Húngaro e de sua esposa, duquesa Sophie, em 28 de junho de 1914, é conhecido historicamente como o estopim para o início da Primeira Guerra Mundial. 

Veja Também