Mostra de antiguidades leva peças do século 18 para a capital federal

Móveis, utilidades, peças de decoração e miniaturas estão entre o acervo, no Pier 21, até o dia 31 de agosto

Postado em: 08-08-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Mostra de antiguidades leva peças do século 18 para a capital federal
Móveis, utilidades, peças de decoração e miniaturas estão entre o acervo, no Pier 21, até o dia 31 de agosto

Admiradores de peças antigas podem contar com um novo espaço, até o próximo dia 31 de agosto, em Brasília. A exposição de arte e antiguidades está instalada no Pier 21 e funcionará até o fim do mês, todos os dias, das 10h às 22h. 
Móveis rústicos, peças sacras, artigos de uso doméstico e decorativos preenchem o espaço que encanta visitantes atraídos pela curiosidade. As peças de mobiliário vieram, em maioria, de Minas Gerais e Goiás. Já as de decoração, de diversas partes do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo e Pernambuco. Existem ainda utensílios com origem no exterior, como os talheres de prata franceses e ingleses.
Dentre as peças disponíveis, itens curiosos estão em destaque no espaço: um cavalo retirado de um carrossel na década de 1960, um confessionário do século 18 e peças sacras vindas, principalmente, de igrejas mineiras. “O mais interessante é que tudo isso tem uma história por trás. A maior parte das peças eu busquei, pessoalmente, e elas trazem valores muito importantes”, frisa Maria Brochado, uma das antiquaristas responsáveis pelo espaço.
Maria Brochado, que está no comércio de antiguidades há mais de 30 anos, listou os itens mais procurados por quem entra na mostra. Em primeiro lugar, as cadeiras. Depois, os armários e as cômodas. Depois,  roupas, itens pessoais – como colares – e peças inusitadas, como o cavalo do carrossel, usado como peça decorativa.
Em meio a peças de cobre, prata e madeira maciça, ainda estão fotos da década de 1940, câmeras fotográficas, máquinas de escrever, rádios e aparelhos telefônicos antigos.
A exposição promete despertar nostalgia e memórias afetivas em quem visitar o espaço. “A melhor sensação é receber um cliente de volta que conta o quanto ficou linda a decoração com a peça que levou. Um quadro, um móvel, coisas que dão um diferencial a qualquer espaço”, explica.

SERVIÇO
Exposição de arte e antiguidade – Pier 21 – Setor de Clubes Esportivo Sul (SCES), Trecho 2, Lote 32 – Brasília (DF)
Quando: Até 31 de agosto das 10h às 22h 
Entrada franca 

Veja Também