O Caminhos da Reportagem desta quinta (1º de setembro), às 20h40, na TV Brasil, a

O Caminhos da Reportagem desta quinta (1º de setembro), às 20h40, na TV Brasil, atravessa a Rota Imperial, estrada aberta dois séculos

Postado em: 01-09-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

O Caminhos da Reportagem desta quinta (1º de setembro), às 20h40, na TV Brasil, atravessa a Rota Imperial, estrada aberta dois séculos atrás, no Brasil Império, para ligar Minas Gerais ao Oceano Atlântico e embarcar ouro e outras riquezas brasileiras rumo a Portugal. São 577 quilômetros, do município mineiro de Ouro Preto até Vitória, capital do Espírito Santo.
A Rota Imperial foi construída entre 1814 e 1816, por ordem de Dom João VI. Em 1860, Dom Pedro II fez viagem de inspeção ao percurso. A equipe de reportagem da emissora pública mostra que uma fazenda visitada por ele, em Iúna (ES), continua lá – com talheres e travessa usados na ocasião. Também estão preservados um casarão onde o imperador teria se hospedado em Viana, bem como a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, onde igualmente esteve, nessa mesma cidade capixaba. Outra atração especial é um jequitibá, já gigantesco e antigo na época, mas que hoje passa dos 40 metros de altura e 500 anos de idade.
Repleta de histórias, a Rota Imperial reúne preciosidades diversas, sabores, religiosidade e herança cultural dos imigrantes. O trecho capixaba, com 15 municípios, está sinalizado por totens ricos em informações para turistas. Já a parte mineira, com 17 cidades, não apresenta essas indicações, mas o percurso é fácil de seguir.
Difícil é resistir a encantamentos como um pôr do sol no Pico da Bandeira; banhos em cachoeiras, rios e lagos de águas cristalinas; passeios por matas exuberantes; e a contemplação de animais raros. O Caminhos da Reportagem ainda desceu a 120 metros de profundidade na maior mina de ouro aberta à visitação pública do planeta; visitou uma típica casa pomerana; percorreu trilhos pelos quais açorianos chegaram ao interior do Brasil Colônia e acompanhou o preparo de pratos típicos da cultura local e da colonização europeia na região.

SERVIÇO:
‘Caminhos da Reportagem’, na TV Brasil
Quando: Hoje (1º), às 20h40

Veja Também