Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cinco estradas para quem gosta de fotografar

João Sal e Marco Marquesi, do coletivo RolêSP, selecionaram, cinco caminhos que atravessam os mais belos cenários

Postado em: 05-09-2016 às 06h00
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Cinco estradas para quem gosta de fotografar
João Sal e Marco Marquesi, do coletivo RolêSP, selecionaram, cinco caminhos que atravessam os mais belos cenários

Da redação 

O Brasil tem mais de 1,7 milhão de km de rodovias, que dividem os Estados e levam pessoas aos mais variados destinos. No entanto, durante uma viagem de carro, o desejo de chegar é tão grande, que a maioria dos viajantes não percebe os belos cenários que compõem a rota. Para melhorar a experiência de quem ama viajar, a BlaBlaCar, plataforma de viagens compartilhadas, resolveu convidar dois fotógrafos brasileiros, loucos por paisagem, para indicar as estradas brasileiras mais bonitas e dignas de cliques. João Sal e Marco Marquesi, do coletivo RolêSP, selecionaram, então, cinco caminhos que atravessam os mais belos cenários. Escolha a sua paisagem preferida e boa viagem!

1 – Rodovia Rio-Santos (RJ/SP)

Continua após a publicidade

São cerca de 457km de extensão que fazem a ligação entre Rio e São Paulo, desbravando as mais belas vistas da Serra do Mar. A estrada passa por praias como Boraceia, Jureia e Juquehy. No trajeto, também é possível acessar famosos destinos litorâneos como Ubatuba, Angra dos Reis, Ilhabela e Paraty.

2 – Maceió – Maragogi (AL 101)

Maragogi tem 22km de praias entre as mais belas do Nordeste brasileiro. Os 125km que ligam Maceió até essa charmosa vila são cercados pelo mar cristalino de Alagoas e belas paisagens naturais. Peroba, Dourado, Ponta de Mangue, Antunes, Barra Grande, Bugalhau, Maragogi e São Bento podem ser fotografadas durante o percurso.

3 – Estrada Real (MG)

Construída no século 18 pela Coroa Portuguesa para escoar a produção de ouro e diamantes de Minas Gerais até o Rio de Janeiro. São mais de 1,6 mil km de estradas que cortam o Parque Estadual do Ibitipoca, em Lima Duarte (MG), e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ) com paisagens, flora e fauna deslumbrantes.

4 – Estrada da Graciosa (PR-410)

Esses 33km de estrada parecem saídos dos livros de História e levam direto para o século 19, já que os paralelepípedos e pedras lisas da época foram mantidos. Inaugurada em 1873, a estrada sai de Curitiba até Morretes, litoral do Paraná, seguindo pela serra do Mar e atravessando o trecho mais intacto de Mata Atlântica do Brasil. Alguns mirantes estão espalhados pelo caminho, como Vista Lacerda, Rio Cascata, Grota Funda, Bela Vista, Curva da Ferradura, Mãe Catira e São João da Graciosa, e facilitam uma parada para fotos da baía de Paranaguá.

5 – Serra do Rio do Rastro (SC-438)

Entre Bom Jardim da Serra e Lauro Muller, cidades da serra catarinense, a estrada desce a Serra do Rio do Rastro, em um percurso de 35km que é considerado um dos belos do mundo. A estrada da Serra do Rio Rastro impressiona pela altitude, ela fica a mais de 1.400 metros de altura e corta a SC-390. Repleta de cachoeiras e matas, permite uma visão única da serra.

Fotos: reprodução

Veja Também