Cia de Teatro Nu Escuro apresenta espetáculo ‘Plural’ em cidades goianas

A Companhia de Teatro Nu Escuro, que em 2016 completou 20 anos de existência, foi vencedora, pela sétima vez, de um prêmio

Postado em: 06-09-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

A Companhia de Teatro Nu Escuro, que em 2016 completou 20 anos de existência, foi vencedora, pela sétima vez, de um prêmio da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Plural, Pitoresca e Gato Negro foram as três últimas peças montadas e fazem parte da trilogia Goyaz,  um intenso trabalho de pesquisa estética e dramatúrgica sobre a identidade goiana. A peça Plural será apresentada em Águas Lindas no dia 6 de setembro; em Goiânia, no dia 8; em Aparecida de Goiânia, no dia 10, e em Pirenópolis no dia 15 de outubro. Gato Negro será apresentada em Manaus e Belém. Já Pitoresca, em João Pessoa, Recife e Goiânia.
Nu Escuro é um grupo de atores que trabalha coletivamente. Conhecida em todo Brasil, a companhia nunca viajou tanto; somente neste ano, se apresentou  em 17 cidades, mas continua com o pé fincado em Goiânia. Já foram montados 14 espetáculos em diversos Estados brasileiros e no exterior. 
A peça Plural aborda mulheres rurais que têm suas identidades forjadas em seu sangue – o negro, o índio e o branco –, e cria um diálogo entre o factual e a ficção. 
O ator e diretor de produção do grupo, Lázaro Tuim, comenta sobre o sucesso da peça: “Ao apresentarmos esses espetáculos no Estado e fora dele, queremos dialogar com variadas plateias para amplificar essa pesquisa e, ao mesmo tempo, mostrar as raízes de quem somos”.
Em 2006, a companhia recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio de Teatro do Estado de Goiás, e teve seus trabalhos selecionados para o Prêmio Funarte de Artes Cênicas na Rua. 

SERVIÇO:
Nu Escuro apresenta a peça ‘Plural’

Quando: 6/9
Onde: Águas Lindas de Goiás – IFG Campus Águas Lindas – Rua 21, Jardim Querência (do lado da prefeitura)
Horário: 19h30 / Entrada franca
Quando: 8/9
Onde: Goiânia – Teatro Sesc – Rua 15, esquina com Rua 19, Centro
Horário: 20h / Valor: R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia-entrada)
Quando: 10/9
Onde: Aparecida de Goiânia – Ponto de Cultura Cidade Livre (Av. Progresso, QD 21, Lt 4, CS 1 / Teatro Cidade Livre)
Horário: 19h30 / Entrada franca
Quando: 15/10
Onde: Pirenópolis – Coep (Rua do Carmo, s/nº, Bairro do Carmo)
Horário: 19h / Entrada franca

Veja Também