Quinta-feira, 28 de março de 2024

Chaul toma posse como novo imortal na Academia Goiana de Letras

O historiador Nasr Chaul será empossado nesta quinta-feira (8) como membro da Academia Goiana de Letras (AGL), que é vinculada à Academia

Postado em: 07-09-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Chaul toma posse como novo imortal na Academia Goiana de Letras

O historiador Nasr Chaul será empossado nesta quinta-feira (8) como membro da Academia Goiana de Letras (AGL), que é vinculada à Academia Brasileira de Letras (ABL), em solenidade que ocorrerá no Palácio das Esmeraldas, às 17 horas. O evento é aberto ao público. Na Casa de Colemar Natal e Silva, como também é carinhosamente chamada a AGL, Chaul foi eleito por unanimidade com 29 votos dos acadêmicos para ocupar a cadeira de número 3, deixada pelo escritor e pesquisador Humberto Crispim Borges, falecido em dezembro de 2015.
Para o historiador, a conquista de um lugar cativo na cadeira dos imortais representa o coroamento de uma trajetória, já que são apenas 40 vagas em um Estado de mais de 2 milhões de habitantes. “Para mim é muita honraria ter minha obra aclamada por unanimidade dentro da academia, ser aceito como membro. Vou procurar resumir toda minha vida de intelectual, seja na Universidade Federal de Goiás, como historiador, seja na área da música, com 40 anos de atividades, seja na área administrativa do governo, com quase 20 anos, dar uma contribuição no que for possível, ajudar a academia, tramitar as coisas, ajudar na realização e edição de livros, ou seja, tudo aquilo que eu puder dar a minha cooperação junto aos pares. Eu fico muito feliz em ver meu nome ser aclamado por uma conquista de um resumo de vida, sem nenhuma outra influência a não ser o meu trabalho”, concluiu Chaul.
Homem de multiatividades, Nasr Chaul é historiador, escritor, letrista e gestor público. É autor de dez livros, quase todos na área de História. Sua contribuição na música soma mais de 200 letras gravadas por cantores de Goiás, como Bororó, Fernando Perillo, Ricardo Leão, João Caetano, Marcelo Barra, Cláudia Vieira e outros. Entre suas notáveis composições está Saudade Brejeira, feita em parceria com o maestro e amigo José Eduardo Morais, música imortalizada por Caetano Veloso e Zezé di Camargo no filme 2 Filhos de Francisco. Na atividade administrativa, Chaul destaca-se por sua atuação na área cultural do Estado. Foi presidente da Agência Goiana de Cultural Pedro Ludovico Teixeira, atual Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), por oito anos, liderando conquistas como a criação dos Centros Culturais de Catalão e do Oscar Niemeyer, Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), Bienal do Livro, Canto da Primavera em Pirenópolis, Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (TeNpo) e Lei Goyazes.
Também foi nos primeiros anos da gestão de Nasr Chaul na área cultural do Estado que a Cidade de Goiás (antiga Vila Boa), criada por Anhanguera II em 1726, ganhou o status de Patrimônio da Humanidade, conferido pela Unesco. Chaul foi também gestor do Centro Cultural Oscar Niemeyer e, atualmente, é titular na Superintendência Executiva de Cultura da Seduce.

Veja Também