Mitos e verdades na hora de pintar a casa

As cores mudam de acordo com a iluminação, e tons mais claros deixam o ambiente mais iluminado

Postado em: 11-09-2016 às 08h15
Por: Toni Nascimento
Imagem Ilustrando a Notícia: Mitos e verdades na hora de pintar a casa
As cores mudam de acordo com a iluminação, e tons mais claros deixam o ambiente mais iluminado


Da Redação
Pintar a casa é, muitas vezes, uma solução simples para quem quer renovar a decoração sem gastar muito. Mas, para isso, investir em produtos, cores e luminosidade é fundamental para ter o resultado esperado. E, momento da decisão, sempre surgem algumas dúvidas. Para acertar nesta tarefa, vale conferir alguns mitos e verdades do desafio, preparados pela Suvinil  para que você consiga acertar quando o assunto for pintura.
 
1 – As cores das paredes interferem no tamanho do cômodo? Mito. As cores não alteram o tamanho (medida) do ambiente, mas podem interferir na percepção que temos dele. Tetos mais escuros que a parede, por exemplo, dão a impressão de um cômodo mais baixo, e é uma ótima dica para salas com pé direito muito alto e para quem deseja um pouco mais de aconchego no espaço. Outra opção é aplicar cores claras no ambiente para dar a impressão de amplitude ou tonalidades escuras em uma parede frontal do quarto, para alongar o ambiente. O ideal para escolher as cores é levar em consideração a sensação que você quer naquele cômodo. Uma boa combinação para transmitir mais conforto é misturar tons neutros e terrosos, como o Areia do Deserto com Bombom de Licor ou Choconhaque.

2 – Tons mais claros deixam o ambiente mais iluminado? Verdade. Pensar em tons claros para iluminar ambientes é uma alternativa, mas, além da cor énecessário investir na iluminação, a luz é o que faz a diferença no ambiente. Para ser mais assertivo, o ideal é testar a cor escolhida no cômodo que será pintado nas três luzes do dia, manhã, tarde e noite. Para isso, a sugestão é o Kit Teste Sua Cor, que permite testar duas ou quatro tonalidades antes de investir na compra da tinta.

3 – As cores realmente mudam de acordo com a iluminação? Verdade. A cor é um fenômeno de reflexão da própria luz. Enxergamos o vermelho, por exemplo, quando a luz incidente no objeto absorve todas as outras tonalidades, menos o vermelho, que é refletido. Portanto dependendo da iluminação de cada ambiente. Seja ela artificial (lâmpada) ou natural (luz do sol), a cor vai parecer diferente de acordo com a luz. Por isso a importância do teste de cores antes de comprar a tinta.

Continua após a publicidade

4 – É possível pintar azulejos com tintas à base água? Verdade. Para mudar estes cômodos e evitar o ‘quebra-quebra’, a alternativa é optar pela tinta específica para essas regiões. Esta opção além de ser mais barata, ajuda a renovar o ambiente com mais facilidade. Para isso, a marca indica  um produto à base água e de fácil aplicação (Banheiros e Cozinhas). Se a escolha for do azulejo, que terá contato com água, como o box, opte por um epóxi à base de solvente.

5 – Pintar as paredes causa cheiro forte? Mito.  Hoje, a maioria dos produtos disponível no mercado já permite que a secagem seja muito mais rápida e não deixe cheiro no ambiente. 

6 – É necessário diluir a tinta? Verdade. Este é um dos principais processos que impactam no resultado da pintura. A tinta deve ser diluída exatamente como está definido na embalagem.

7 – Usar uma chave de fenda para mexer e diluir a tinta interfere na qualidade do produto? Verdade. O ideal é usar mexedor em formato de régua, como uma espátula.

Veja Também