Museu Zoroastro Artiaga recebe oficina de capacitação

Programa faz parte de ações desenvolvidas pela Seduce nos cinco museus do Estado

Postado em: 14-09-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce), por meio da Superintendência de Patrimônio Histórico e Artístico, promove de quarta a sexta-feira, dias 14, 15 e 16/9, a Oficina Plano Museológico, ministrada pela museóloga Maria Célia Teixeira Moura Santos, doutora em Museu/Educação e consultora do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A oficina será realizada no Museu Zoroastro Artiaga, das 9h às 12h e das 14h às 17h, com entrada gratuita.
A oficina faz parte das ações de capacitação que estão sendo desenvolvidas pela Seduce nos cinco museus do Estado. Durante três dias, serão abordados os seguintes temas: Política Museológica; conceitos e ações concernentes ao planejamento, organização e gestão de museus e instituições afins, de natureza privada ou pública, de constituição participativa e/ou comunitária; Estatuto dos Museus, Plano Museológico e Plano de Ação.
A iniciativa tem como objetivo refletir sobre a realidade dos museus e da museologia, na contemporaneidade; discutir e analisar aspectos relacionados com a gestão dos museus e suas interfaces com as políticas culturais praticadas no Estado de Goiás; apresentar e discutir as estratégias e as metodologias utilizadas para elaboração de planos museológicos; discutir e analisar propostas de planos museológicos, a partir do referencial teórico e das experiências apresentadas pela docente, bem como pelos participantes do curso.

Ministrante
Maria Célia Teixeira Moura Santos é graduada em Museologia, com mestrado e doutorado em Educação, todos pela Universidade Federal da Bahia. É consultora nas áreas da Museologia, Educação, Gestão e Organização de Museus e professora da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa (Portugal). Integra o Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico do Instituto Brasileiro de Museus – Ministério da Cultura (MinC). É membro da Associação Brasileira de Museologia. Também possui experiência nas áreas de Museologia e Pedagogia, atuando nos seguintes temas: plano museológico, ação educativa dos museus, política nacional de museus, museus comunitários, formação e capacitação em museologia. Maria Célia trabalha como orientadora de dissertações de mestrado e teses de doutorado – no Brasil e em Portugal. Tem vários livros e artigos publicados.

    
SERVIÇO:
Oficina Plano Museológico

Continua após a publicidade

Quando: 14, 15 e 16 de setembro
Onde: Auditório do Museu Zoroastro Artiaga – Praça Cívica, nº 13, Centro – Goiânia
Horário: Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Mais informações: (62) 3201-4628 e 
3201-3004

Veja Também