Faça humor, não faça guerra

Os Melhores do Mundo, Oscar Filho e Nilton Pinto e Tom Carvalho estão entre as atrações do Festival do Riso, que começa hoje em Goiânia

Postado em: 20-09-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Faça humor,  não faça guerra
Os Melhores do Mundo, Oscar Filho e Nilton Pinto e Tom Carvalho estão entre as atrações do Festival do Riso, que começa hoje em Goiânia

Há dez anos, o grupo Os Melhores do Mundo ganhou projeção nacional depois de aparecer no Programa do Jô com o personagem Joseph Klimber e o vídeo ir parar no Youtube, então, uma novidade na época. O esquete faz parte da peça Notícias Populares, do grupo, que surgiu em Brasília em 1995, e se tornou uma das companhias de comédia mais queridas do público. Já são mais de 20 espetáculos, dentre eles, o já citado Notícias Populares, que de tempos em tempos ganha uma atualização, já que se inspira na vida real, que por vezes é mais surreal que a ficção. E é esta peça que a trupe apresenta em Goiânia, hoje, na abertura do o Festival do Riso, no Shopping Cerrado.
A ideia do espetáculo é mostrar a quantidade de vezes que os veículos jornalísticos ultrapassam a real importância de um fato, na busca voraz por alguns pontos de audiência. Como sempre, a Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo aplicou no teatro aquilo que vê no cotidiano. O nome vem de um pasquim campeão de vendas por suas matérias e manchetes tanto apelativas quando hilárias. A comédia de esquetes revive em cena o que infelizmente estamos nos acostumando a tratar como habitual no cotidiano.
Com uma forte influência de grupos consagrados do humor mundial, como o Monty Phyton, o grupo é formado por Adriana Nunes, Adriano Siri, Jovane Nunes, Ricardo Pipo, Victor Leal e Welder Rodrigues. Desde a primeira montagem, o grupo trabalha com improviso, humor e inserção de cacos, compondo uma imagem bem planejada de irreverência nas várias peças, mantidas em repertório, como Hermanoteu na Terra de Godah (1995), Sexo – A Comédia (1996) e Dingou Béus (1998). 
Todos os espetáculos são elaborados a partir da criação coletiva e trazem diálogos com elementos prosaicos e de senso comum difusos pela cultura de massa. Isso ocorre também em peças que satirizam personagens clássicos, como Hamlet, ou bíblicos, como Hermanoteu, sempre partindo da troca de ideias e da observação do que está em evidência no dia a dia: programas de TV, comerciais, informações via internet ou acontecimentos políticos. Na busca pela empatia em todos os lugares em que se apresenta, o coletivo utiliza referências locais nas piadas e cenas. Eventos correntes atualizam o conteúdo cômico de seu repertório.
Além da trupe brasiliense, o festival ainda tem programadas outras apresentações de humor até a próxima sexta-feira (23). Amanhã, o riso fica por conta da dupla Nilton Pinto e Tom Carvalho. Com um humor mais regional, recheado de piadas e causos, eles começaram a carreira, em 1993, em Itapuranga. Os dois já criaram e apresentaram 26 espetáculos, interpretando mais de 50 personagens, cada um, além de contarem com 13 CDs e cinco DVDs de seus shows e piadas.
Quem assume o microfone e o palco, no dia 22, é o humorista Oscar Filho, que traz passagens de sua vida pessoal e fatos cotidianos no show de stand-up Putz Grill… Oscar Filho já foi apresentador do programa CQC e ganhou o 10º Prêmio Jovem Brasileiro por Putz Grill…, que foi escolhido como Melhor Show de Stand-Up. Em cena, O humorista protagoniza e dirige uma coletânea de textos. Passagens da vida pessoal e fatos do cotidiano fazem parte do repertório de piadas de Oscar.
A apresentação do último dia ficará por conta da Cia. de Comédia Setebelos. O grupo trará ao Shopping Cerrado o show Qual o Seu Pedido? A Comédia do Improviso, que consiste na improvisação de cenas sugeridas pela própria plateia. Como o nome já antecipa, é um espetáculo participativo e totalmente flexível, que transforma em cenas absurdas e engraçadas temas do cotidiano, sugeridos pela plateia. 

SERVIÇO:
‘Festival do Riso’

Quando: De 20 a 23/9 (terça a sexta-feira)
Horário: 20h30
Onde: Shopping Cerrado (Av. Anhanguera, nº 10.790, Setor Aeroviário – Goiânia)
Entrada: Um ingresso a partir de R$ 60 em compras (trocas válidas a partir de 8/9)

Veja Também