Filarmônica de Goiás realiza 2ª edição do concurso Opus I

A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) anuncia a realização da 2ª edição do Opus I – Concurso para Jovens Compositores Brasileiros. As

Postado em: 05-10-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Filarmônica de Goiás realiza 2ª edição do concurso Opus I

A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) anuncia a realização da 2ª edição do Opus I – Concurso para Jovens Compositores Brasileiros. As inscrições podem ser feitas, via correio, até o próximo dia 31 de outubro. Das obras inscritas, quatro serão selecionadas e ensaiadas pela OFG, em 28 de novembro deste ano, sob a regência do maestro titular Neil Thomson. Após o ensaio, a comissão julgadora irá escolher uma obra vencedora, que será executada pela Filarmônica de Goiás na Temporada Oficial 2017.
No ano passado, a OFG recebeu dez inscrições de compositores de várias regiões do País. Destas, quatro foram escolhidas para a grande final. As obras foram avaliadas pelo regente titular e diretor artístico da Filarmônica, Neil Thomson, pelo maestro Alessandro Borgomanero e pelo consagrado compositor brasileiro Ronaldo Miranda. O vencedor do concurso foi o compositor Helder de Oliveira, com sua obra Frustum.
Frustum foi executada pela OFG no concerto do dia 25 de setembro de 2016, que contou com a batuta do maestro Neil Thomson e o solo do pianista brasileiro Cristian Budu. 
Thomson destaca que iniciativas como o  Opus I são extremamente importantes para a renovação dos grupos sinfônicos e para a valorização dos novos talentos da composição. “É muito difícil para um jovem compositor conseguir que suas obras sejam interpretadas por uma orquestra. Muitos grupos sinfônicos são relutantes em aceitar composições escritas por artistas que ainda são desconhecidos do grande público, e isso acaba impossibilitando o surgimento de novas obras. Por isso as orquestras devem realizar concursos e workshops no sentido de proporcionar espaços aos novos talentos, que têm muito a mostrar, mas não contam com oportunidades”.
Thomson afirma que novas composições são fundamentais para o desenvolvimento da cultura musical. “Historicamente falando, as pessoas sempre tocaram músicas inéditas. Foi apenas no século 20 que nós desenvolvemos o hábito de tocar músicas ‘antigas’. Por exemplo, no tempo de Mozart, eles não interpretavam obras de Monteverdi ou Bach, eles tocavam músicas de Mozart e de compositores contemporâneos a ele. 
Neil deixa ainda um conselho aos novos compositores: “Escreva uma obra em que você realmente acredite. Seja você mesmo! Não tente escrever uma obra para agradar aos outros, ela deve agradar a você!”, finaliza.
O edital do concurso está disponível  no endereço: filarmonicagoias.wordpress.com. As dúvidas podem ser esclarecidas por meio do telefone (62) 3201-4926.

Veja Também