Como manter a casa arejada na primavera

Especialista fala das vantagens de utilizar os climatizadores

Postado em: 18-10-2016 às 15h40
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Como manter a casa arejada na primavera
Especialista fala das vantagens de utilizar os climatizadores


 
Com a chegada da primavera e o aumento do calor, a necessidade de deixar a casa mais arejada intensifica, afinal, não há nada mais desagradável do que um ambiente abafado. Apostar em uma decoração mais clara, lâmpadas de LED e plantas de pequeno porte são algumas alternativas para amenizar a alta temperatura nesta época do ano, mas também vale se atentar aos benefícios dos climatizadores.
 
Adriana Junqueira, gerente de produtos da BR Home Centers, empresa que administra as marcas TendTudo e Casa Show, explica que o climatizador é um ventilador com umidificador incorporado que melhora o conforto térmico. A temperatura do aparelho é controlada pela velocidade do ar, geralmente com três opções: Alta, Média e Baixa. Em lugares mais secos (interior do Brasil) pode-se utilizar a função de umidificação do ambiente, justamente para amenizar a sensação de calor. "Nestes casos, a temperatura pode ter uma redução de até 3ºC", conta.
 
O climatizador, segundo Adriana, possui ainda algumas funções adicionais, como BRISA e SLEEP, que controlam a velocidade de ar, podendo deixá-lo em um nível variável ou mais baixo, que são ideais para quem pretende garantir uma boa noite de sono. O aparelho também possui um TIMER ajustável, permitindo que o produto seja automaticamente desligado depois do tempo definido pelo usuário.
 
A gerente de produtos da BR Home Centers explica ainda que ao comprar um climatizador é necessário avaliar a umidade do ambiente no qual o cliente vive. "No interior do Brasil, os climatizadores são muito úteis pelo fato de ajudarem a melhorar o conforto do espaço, levando umidade por meio da ventilação. Um tanque de água de 6 litros e que pode também conter gelo, ajudam a tornar o ar mais frio", relata.
 
No caso das áreas litorâneas ou regiões muito úmidas, o mais indicado é o uso do ventilador. Na hora de escolhê-los, é necessário levar em consideração a área a ser ventilada e ainda o nível de calor do ambiente. "Recomendamos um ventilador de 40 cm para ambientes de mais de 16m² e um de 50 cm para espaços com mais de 25m²", sugere.
 
Para conservar os aparelhos, Adriana orienta que é importante mantê-los sempre limpos e utilizar a menor rotação disponível, que inclusive tem menor consumo de energia. Em se tratando de economia, a especialista alerta ainda que existem ventiladores e climatizadores que foram desenvolvidos justamente para ter o menor gasto de energia e a máxima eficiência. "Outra dica é manter o produto em funcionamento somente quando houver pessoas no ambiente que está sendo ventilado", reforça a especialista.

Veja Também