‘StarWars’ e suas lições sobre política, família, redenção e liberdade

Sunstein trata de detalhes e bastidores da produção dos primeiros filmes, e fala das referências que inspiraram George Lucas

Postado em: 10-12-2016 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: ‘StarWars’ e suas lições sobre política, família, redenção e liberdade
Sunstein trata de detalhes e bastidores da produção dos primeiros filmes, e fala das referências que inspiraram George Lucas

Um dos maiores fenômenos da cultura pop mundial, a franquia Star Wars faz parte do imaginário de quase todo mundo. É difícil encontrar alguém que, mesmo não tendo visto os filmes – ou não gostado deles –, desconheça a existência de figuras como Darth Vader ou Yoda. Os motivos para o sucesso são vários. Para além de uma boa obra de entretenimento, Star Wars pode ser observado sob as mais diversas perspectivas, que vão de política a religião, de capitalismo a conflitos familiares. Neste O Mundo Segundo Star Wars, que chega às livrarias em dezembro pela Record, o professor Cass R. Sunstein destrincha estas referências e possíveis leituras para os filmes, de maneira divertida e informativa.

O livro, assim como a saga, é dividido em episódios. Nos três primeiros, Sunstein trata de detalhes e bastidores da produção dos primeiros filmes, e fala das referências que inspiraram George Lucas – uma das mais conhecidas é o livro O Herói de Mil Faces, de Joseph Campbell. Ele avalia ainda como o filme se tornou um sucesso – contra todas as previsões, já que, diz o autor, boa parte dos atores e da equipe tinha certeza de que se tratava de um fracasso.

Na segunda parte, Sunstein começa a mergulhar nos diversos possíveis significados que emergem dos filmes, e, em alguns de seus temas mais importantes, como paternidade, redenção e liberdade. A terceira parte expande essa investigação e detalha outros assuntos que geram reflexão a partir da saga: rebeliões, república, direito constitucional, economia e insurgência política. Por fim, o autor relaciona os poderes da força à psicologia comportamental, e conclui que Star Wars é uma história sobre liberdade de escolha e a capacidade de fazer o que é certo mesmo quando a esperança é mínima.

Continua após a publicidade

Cass R. Sunstein é fundador e diretor do Programa de Economia Comportamental e Políticas Públicas em Harvard, onde também é professor. É colunista da BloombergView e casado com Samatha Power, embaixadora dos EUA nas Nações Unidas.

SERVIÇO

‘O Mundo Segundo Star Wars’, de Cass R. Sunstein

Editora: Record

Páginas: 252

Preço: R$ 39,90

 

Veja Também