Quinta-feira, 28 de março de 2024

Filme de David Bowie é relançado após 41 anos

Edição remasterizada de ‘O Homem que Veio do Espaço’ e EP com músicas inéditas marcam um ano da morte do ícone pop

Postado em: 16-01-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Filme de David Bowie é relançado após 41 anos
Edição remasterizada de ‘O Homem que Veio do Espaço’ e EP com músicas inéditas marcam um ano da morte do ícone pop

Da redação 

Figura icônica, David Bowie faleceu em 10 de janeiro de 2016, dois dias depois de completar 69 anos e do lançamento do derradeiro álbum, Blackstar. Como herança, o inglês deixou um legado incomparável para a música, o cinema, a moda e o comportamento. Para marcar as datas, shows e homenagens em tributo ao artista ocorrem ao redor mundo. Além disso, os lançamentos de um novo EP com músicas inéditas e da versão restaurada do longa O Homem que Caiu na Terra (1976), protagonizado pelo músico, mostram a multiplicidade de Bowie.

Carreira no cinema

Continua após a publicidade

Baseado em livro de Walter Tevis e dirigido por Nicolas Roeg, O Homem Que Caiu na Terra conta a história de um alienígena que vem à Terra em busca de água. Com ele, Bowie deu o primeiro grande passo na área da atuação. O período de filmagens foi marcado também pelo uso pesado de drogas que o cantor fazia. Envolto em uma aura cult, o longa será relançado hoje no Brasil através da distribuidora Zeta Filmes.

Em Fortaleza, porém, o filme primeiro terá exibição especial dentro da Mostra Retrospectiva-Expectativa do Cinema do Dragão-Fundação, no dia 23, às 19h40min. A curadoria espera que o filme estreie comercialmente após o término da mostra, entre o final de janeiro e fevereiro. Depois da estreia como protagonista, Bowie ainda interpretou outros papeis icônicos nos cinemas, como o vampiro protagonista de Fome de Viver (1983), o vilão de Labirinto – A Magia do Tempo (1986), e até o artista Andy Warhol na biografia Basquiat – Traços de Uma Vida (1996), que narra a vida do pintor Jean Michel Basquiat.

Músicas inéditas

Pouco depois do falecimento inesperado de Bowie, surgiram notícias que o cantor havia deixado gravadas faixas inéditas, que não teriam entrado no álbum Blackstar. No último dia 8, marcando o aniversário de 70 anos do artista, a gravadora Columbia Records lançou digitalmente o EP No Plan, que conta com quatro faixas: além da já conhecida Lazarus, que integra Blackstar, o EP é composto pelas inéditas No Plan, Killing a Little Time e When I MetYou. O trabalho está disponível em plataformas de streaming musical.

As novas faixas são canções que Bowie compôs para o musical Lazarus, mais um projeto que o artista deixou pronto antes do falecimento. Elas já haviam sido gravadas pelo elenco do espetáculo, mas agora ganham o mundo na voz do cantor. Além do EP, a música-título No Plan ganhou clipe, também disponível na internet. Mesmo sem estar mais por aqui, Bowie segue sendo Bowie: múltiplo, marcante e surpreendente. 

Veja Também