Eduque seu cão meia hora por dia

Adestrar um cachorro é uma tarefa difícil e necessita do trabalho de um especialista em comportamento animal com o cão. Apesar disso,

Postado em: 02-02-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Eduque seu cão meia hora por dia

Adestrar um cachorro é uma tarefa difícil e necessita do trabalho de um especialista em comportamento animal com o cão. Apesar disso, a responsabilidade não é só do adestrador, e algumas atitudes podem ser tomadas pelos donos no exercício de educação do pet. Além disso, no caso de quem queira apenas uma educação mínima do animal, somente o desempenho dos donos pode ser suficiente, desde que haja disciplina. Mas sem esquecer que os treinamentos, de fato, só podem ser realizados por adestradores profissionais. 

Pensando nisso, o especialista em comportamento animal da Comport Pet Cleber Santos listou alguns modos de trabalhar a educação dos cachorros diariamente. “Treinar um cão depende da repetição dos exercícios e do comprometimento do dono. De nada adianta o animal obedecer somente ao adestrador e, em casa, ter mau-comportamento”, afirma. Segundo ele, 30 minutos diários são suficientes para ajudar o cão a fixar o que aprendeu durante a aula com o adestrador. Assim, abaixo, o especialista enumera algumas orientações de exercícios que ajudarão o dono nessa dedicação em casa.

Liderança

Continua após a publicidade

Mostre claramente ao cão que o líder é você, assumindo uma postura de liderança e ganhando o respeito e confiança do pet. “Algumas dicas úteis são andar sempre à frente do cachorro e ser sempre o primeiro a entrar em casa ou passar por portas e portões. Se ele pedir algo, peça que execute algum comando antes. Dessa forma, ficará claro para o pet que é você quem está no comando”, explica Cleber.

Reforço positivo 

O adestramento inteligente envolve a técnica do reforço positivo, muita repetição e nenhuma violência física. “Por meio da repetição dos exercícios e do reforço positivo oferecido toda vez que o seu cachorro fizer corretamente algo que se espera dele, ele pode aprender muito mais rápido do que se imagina. Para o reforço, você pode utilizar brinquedos, petiscos, ou até mesmo um carinho no pet, a cada vez que ele obedecer a um comando ou mudar um comportamento que era inadequado”, comenta o especialista.

Recompensa 

A recompensa deve vir de imediato, caso contrário, o cachorro não irá associá-la à resposta a um comando. Por exemplo: se você pediu para o seu cão se sentar e ele o atendeu, a recompensa deve ser oferecida logo em seguida. “Nunca ofereça a recompensa antes de ele completar o comando. É é bom evitar inclusive que ele veja o brinde enquanto não responder adequadamente ao comando”, esclarece Cleber.

Comandos 

Utilize sempre comandos curtos, como “sente”, “deite” ou “fique”. “Comandos curtos funcionam melhor, pois são mais fáceis de o cachorro memorizar e associar com a ação correspondente”, explica Cleber. É mais fácil que ele memorize uma única palavra do que frases inteiras, por isso, seja objetivo e repita sempre os mesmos comandos.

Integre o adestramento à rotina 

É fundamental integrar os comandos no dia a dia com o seu cão e exercitá-los ao longo do dia. “Por exemplo, sempre que fizer carinho, peça para ele sentar, deitar, dar a pata. Se você dedicar 30 minutos diários para treinar o adestramento, seu cão aprenderá a obedecê-lo, e você notará a diferença”, finaliza.

 

Veja Também