Perfume: modo de usar

Uma fragrância pode ser uma marca registrada, mas cuidado para não ser lembrada como pessoa que exagera na hora de aplicar um perfume

Postado em: 04-02-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Perfume: modo de usar
Uma fragrância pode ser uma marca registrada, mas cuidado para não ser lembrada como pessoa que exagera na hora de aplicar um perfume

JÚNIOR BUENO

Ser uma pessoa cheirosa ou e estar perto de alguém que exale um cheiro agradável é uma sensação apreciada por todo mundo. Mas escolher uma fragrância que será a sua ‘marca pessoal’ e, em seguida, saber usar um perfume sem se tornar o pavor de quem é alérgico tem seus segredos. E é isso que o Essência vai te contar, hoje, para que você seja o cangote mais apreciado do ambiente. 

Foi na França, em meados do século 14, onde ocorreu o grande desenvolvimento da perfumaria, e a Europa continua sendo seu principal polo de pesquisas e desenvolvimento do setor. Aqui no Brasil, existem as mais variadas opções – desde as nacionais, até as importadas e mais tradicionais. Segundo Maria Inês Borges da Silveira, consultora de comportamento profissional e de etiqueta social, existem algumas dicas para acertar na hora da compra e no uso dos perfumes de verão. 

Continua após a publicidade

A primeira coisa que deve ser lembrada, na hora da compra de uma determinada fragrância, é que ela irá reagir de um jeito diferente em cada pessoa: tudo depende do tipo de pele e da alimentação, o que acaba influindo e alterando o odor natural. “Experimente sempre os perfumes antes de comprar. Nem sempre aquele perfume que você gostou, em uma amiga ou no papel de prova da loja, ficará bom em você”, explica. 

Outro ponto a se atentar é que o perfume se modifica durante o dia. O cheiro, na hora em que se borrifa, dura apenas 30 minutos; após duas horas, ele irá apresentar o cheiro original. Há fragrâncias que fixam por mais tempo, normalmente as que apresentam no frasco palavras como ‘intense’ ou ‘absolut’. Já as expressões ‘fresh’ e ‘light’, indicam perfumes mais voláteis. Outra dica é hidratar a pele com um creme neutro ou da mesma linha do perfume antes de usá-lo – isso ajudar a segurar o odor por mais tempo. Borrife sem esfregar nas áreas de mais circulação sanguínea – como atrás das orelhas, dos punhos e nas áreas que dobram.

Para finalizar, Maria Inês dá alguns exemplos de perfumes adequados para essa época do ano. “As mulheres que preferem fragrâncias mais refrescantes e florais podem optar por perfumes como o La Vie Belle, L’eau de Toillet Lancome, Lumieré Rosa. Já as que gostam de aromas marcantes e sofisticados podem apostar em fragrâncias como o Manifesto L’Eclat – Ives Sainta Laurent, J’adore L’or Dior e o Terracota Le Parfum Guerlain”, completa a especialista.

Sem exagero

A consultora de etiqueta Adelita Costa, de Goiânia, tem dicas para o ambiente corporativo. “Eu sou apaixonada por perfume e uso o Channel Nº 5 desde a minha adolescência. E, com a experiência no mercado corporativo, dando palestras, fui aprendendo a necessidade do menos ser mais”, diz ela. Ela diz que perfumes fortes, do tipo ‘eau de parfum’ são mais indicados para ambientes externos, ao ar livre, onde não terá pessoas muito próximas. Já para o ambiente de trabalho, o ideal é ser mais sutil. “É preciso perceber como é esse ambiente, se é ventilado, e, aí sim, escolher um perfume, de preferência ‘eau de toillet’ que não é tão forte”, diz ela. 

Adelita sugere para o trabalho colônias mais leves, com fixador mais fraco. De preferência as cítricas ou até mesmo com cheirinho de bebê. “Perfumes doces deveriam ser banidos do mercado, pois são muito fortes e enjoativos”, diz a consultora. Ela ensina que, mesmo que o compromisso profissional seja fora do local de trabalho, é preciso atentar-se à quantidade de perfume que se usa. “Goiás é um Estado quente, as pessoas transpiram, então, mesmo em coquetéis, almoços de negócios, cafés com clientes, é bom pegar leve. Há pessoas que possuem alergia, podem ter dores de cabeça com um cheiro muito forte”. 

A consultora diz que, hoje em dia, é comum as próprias empresas adotarem, como norma de comportamento, a restrição do uso de perfumes fortes pelos funcionários. Ela também lembra da existência do chamado ‘marketing olfativo’. “Atualmente, muitas empresas utilizam aromatizadores para que aquele ambiente tenha um cheiro único, marcante. Quando as pessoas sentem aquele cheiro, são automaticamente remetidas àquele lugar”. E finaliza dizendo que, com as pessoas, também deve ser assim. 

Como aplicar

O site Moda Para Homens preparou uma lista de itens a serem observados na hora de perfurmar o corpo. Segundo o site, é preciso aplicar nos pontos ‘pulsantes’ do corpo. Que o calor intensifica o efeito do perfume, isso é um fato. Então um dos melhores lugares para se aplicar o perfume é perto das artérias ‘pulsantes’, assim ao longo do dia, ele reagirá com o calor corporal e continuará emitindo sua fragrância. Os lugares mais adequados para isso são: pescoço e atrás das orelhas. 

Também é bom maneirar nas borrifadas: normalmente duas são os suficiente. Dependendo do perfume, você pode passar mais ou menos, mas de maneira cautelosa. Atente-se para não borrifar o perfume muito perto do seu corpo: mantenha pelo menos uns 15 centímetros de distância para não ficar concentrado apenas em um local. 

Não esfregue o perfume. Várias pessoas têm o costume de, logo após aplicar o perfume nos pulsos, esfregá-lo no outro e no pescoço também. Isso é errado, pois os perfumes são compostos por notas olfativas de topo, meio e base. Quando friccionado, acaba detonando a de topo. Se quer passar perfume nos pulsos, solte apenas o jato sobre eles, e, se quer aplicar atrás das orelhas, apenas encoste nelas. Evite também passar onde provavelmente será beijado. Normalmente o gosto dos perfumes não costumam ser agradáveis ao paladar. Portanto, se você sabe que alguém irá te beijar, evite passar diretamente nos lugares que podem incomodar a língua da sua parceira ou parceiro. 

Espere um pouco após o banho. Logo que saímos do banho, o nosso corpo costuma estar quente, e isso faz com que a fragrância evapore mais rápido. Então espere alguns minutos até sua temperatura corporal voltar ao normal.

Não use desodorantes e cosméticos já perfumados. Quando usamos um perfume, obviamente queremos que sua fragrância apareça. Então evite usar desodorantes e cosméticos perfumados para não fazer uma mistura de fragrância e acabar tornando um aroma desagradável. 

E, por fim, o cabelo também merece ser perfumado, pois ele tende a fazer a fragrância durar mais. Mas use de maneira moderada, pois a quantidade de álcool presente no perfume pode acabar ressecando o cabelo. Adelita tem uma dica: “Deixe um pouquinho só nas têmporas, porque, quando você sua, o perfume evapora e vai para o cabelo. Isso deixa um aroma agradável para quem vem te cumprimentar com os famosos ‘beijinhos’, finaliza a consultora”.

 

Veja Também