Projeto de Lei transforma gastronomia e cultura dos pit dogs em patrimônios culturais imateriais

A proposta da vereadora Sabrina Garcez foi aceita em segunda votação na Câmara Municipal e dará segurança jurídica ao funcionamento dos Pit Dogs instalados na cidade

Postado em: 08-05-2021 às 16h35
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Projeto de Lei transforma gastronomia e cultura dos pit dogs em patrimônios culturais imateriais
A proposta da vereadora Sabrina Garcez foi aceita em segunda votação na Câmara Municipal e dará segurança jurídica ao funcionamento dos Pit Dogs instalados na cidade | Foto: reprodução

Liv Lorrany Costa

Na última terça-feira (4/5), a Câmara Municipal de Goiânia aprovou, em segunda votação, o Projeto de Lei que transforma a gastronomia e a cultura dos Pit Dogs em patrimônios culturais imateriais. Após sanção do Prefeito Rogério Cruz, o reconhecimento irá amparar esta atividade culinária que sustenta mais de 6 mil famílias dentro do município.

De acordo com o Presidente do Sindicato dos Proprietários de Pit Dogs de Goiânia (SINDIPIT-DOG), Ademildo Pereira, assim que sancionada, a lei irá “ajudar os empreendimentos do ramo a vencerem o difícil momento da pandemia”, que tem reduzido o movimento nestes estabelecimentos instalados majoritariamente em praças públicas.

Continua após a publicidade

A ideia da parlamentar é amparar juridicamente os Pit Dogs, que já foram alvos de tentativas de abertura de licitações com o intuito de ocuparem os espaços públicos utilizados por essas sanduicherias, profundamente conectadas com a história de Goiânia.

“Os Pit Dogs são parte do município, sendo frequentados por todas as classes sociais e idades. Por isso, é fundamental que se organize e se perpasse as informações históricas e culturais vinculadas a este ramo, para que a cidade ateste as tradições nas quais as nossas vidas são construídas”, defende a vereadora.

Segundo dados do SINDIPIT-DOG, em Goiânia, estão instalados mais de 1600 estabelecimentos, que geram aproximadamente 40 mil empregos. De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), patrimônios imateriais são práticas que se manifestam através de representações, expressões, conhecimentos e técnicas, elementos presentes na gastronomia e na cultura dos Pit Dog. 

“É importante que a cidade reconheça e organize as informações culturais e históricas para que perpasse às outras gerações e a cidade ateste as tradições em que nossas vidas são construídas. Reconhecer a gastronomia e a arte são exemplos de preservação da nossa história”, finaliza.

Veja Também