Maysa: “Ouça” é a canção mais tocada nos últimos anos

Postado em: 06-06-2021 às 12h55
Por: Pedro Jordan
A artista completaria 85 anos em 2021 e Ecad fez um levantamento sobre seus arquivos musicais. Foto: Reprodução

Maysa marcou a Bossa Nova com a sua voz rouca e única. Cantora, compositora e atriz, ela completaria 85 anos, neste domingo, (06/05), se estivesse viva. Para homenagear essa intérprete talentosa da música brasileira, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e distribuição), dono de um dos maiores bancos de dados da América Latina, fez um levantamento das músicas gravadas por ela mais tocadas nos últimos anos. 

Maysa tem 289 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad. De todas, a mais tocada no Brasil nos últimos cinco anos foi “Ouça”, canção lançada há 64 anos, de sua autoria, e que fez parte do álbum que levava o seu nome.

No top 3 deste ranking, também aparecem “Alguém me disse”, de autoria de Jair Amorim e Evaldo Gouveia, e a famosa “Meu mundo caiu”, de Maysa. Maysa Figueira Monjardim Matarazzo nasceu no Rio de Janeiro, no dia 06 de junho de 1936. Foi uma artista que compôs 33 músicas e gostava de cantar o drama das “dores de amor”, a solidão, a saudade.

Ela faleceu aos 40 anos, no dia 22 de janeiro de 1977, em um acidente de carro, na ponte Rio-Niterói, no Rio de Janeiro. Os herdeiros de Maysa continuam recebendo os direitos autorais pela execução pública de suas músicas. Esse pagamento é assegurado por 70 anos após a morte do autor (ou do último autor, em caso de parcerias), conforme determina a lei do direito autoral (9.610/98) no Brasil.

Nos últimos cinco anos, a maior parte de seus rendimentos em direitos autorais foi proveniente dos segmentos de Shows, TVs e Rádios, que correspondem a mais de 80% do que foi destinado a ela.  

Ranking das músicas gravadas por Maysa mais tocadas nos últimos cinco anos nos principais segmentos de execução pública (Rádios, Sonorização Ambiental, Casas de Festa e Diversão, Carnaval e Festa Junina)  

PosiçãoMúsicaAutores
1OuçaMaysa
2Alguém me disseJair Amorim / Evaldo Gouveia
3Meu mundo caiuMaysa
4Hino ao amorEdith Piaf / Odair Marsano / Magda Viano
5O barquinhoRoberto Menescal / Ronaldo Bôscoli
6Besame muchoVelásquez De Rivera Consuelo
7FranquezaO.Guilherme / Denis Brean
8Ne me quitte pasJacques Brel
9Eu sei que vou te amarVinicius de Moraes / Tom Jobim
10Bom dia tristezaAdoniran Barbosa / Vinicius de Moraes
RaízesO.Guilherme / Denis Brean
A felicidadeVinicius de Moraes / Tom Jobim
Compartilhe: