Edivania Santos expõe pintura realista no Teatro Sesi

Da redação Na exposição a ser inaugurada no Teatro Sesi, às 19h desta terça (4), a artista plástica Edivania Santos alia duas

Postado em: 04-04-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Edivania Santos expõe pintura realista no Teatro Sesi

Da redação

Na exposição a ser inaugurada no Teatro Sesi, às 19h desta terça (4), a artista plástica Edivania Santos alia duas de suas grandes paixões: a beleza dos pássaros e a pintura com lápis de cor. Observadora atenta da natureza, a artista percebeu que, a cada dia, mais e mais aves chegam às grandes cidades em busca de alimento e abrigo. O resultado é a mostra Outros Moradores da Cidade, patrocinada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura.  

São 17 quadros feitos com lápis de cor, que chamam atenção do espectador para o fenômeno de migração das aves do campo para a cidade devido ao impacto ambiental causado pela atividade humana sobre esse ambiente. “Vemos hoje uma grande variedade de pássaros no perímetro urbano de Goiânia, espécies que antes eram encontradas apenas nas matas do cerrado, mas que lutam para se adaptar a esta nova realidade. As poucas áreas de remanescentes do bioma já não oferecem abrigo e alimento suficientes para eles”, explica a artista pesquisadora. 

Continua após a publicidade

Edivania percebeu que mais aves podiam ser avistadas no setor onde mora, em Goiânia, e passou a pesquisá-las. A partir daí, decidiu retratá-los no papel e divulgar a situação. Todo o processo de pesquisa e registros teve duração de três anos – a partir de   2013.  Para embasar seu trabalho, a artista fotografou os pássaros em praças, parques e jardins particulares. Em 2015 e 2016, fez a seleção das fotografias e, a partir delas, montou  as composições e em seguida a pintura. As fotografias, segundo ela, serviram como referencial visual para a produção das obras, consideradas pinturas realistas, mas não cópias dos registros fotográficos. “São trabalhos coloridos, que têm também o interesse de transmitir às pessoas a alegria, a paz a serenidade da natureza”, define. 

Lápis de cor

Com lápis de cor, é possível fazer desde esboços, traços e cobertura simples a ilustrações ricas em detalhes. A técnica de Edivania é feita camada sobre camada, o que confere  aspecto realista, exigindo da artista boa coordenação motora, concentração e paciência. “O resultado final vale a pena”, garante. 

Edivania é natural de Porangatu (GO). Formada em Geografia pela UEG, mudou-se para Goiânia em 2011. Em 2014, completou o Curso Técnico em Artes Visuais – Habilitação em Desenho e Pintura, no Centro de Artes Basileu França. É especialista em pinturas a óleo e lápis de cor, sendo atualmente professora desta última técnica na escola de artes Milagre dos Peixes, no setor Jaó. 

SERVIÇO:

Exposição ‘Edivania Santos – Os Outros Moradores da Cidades’

Abertura: 4 de abril (‘Terça no Teatro’)

Onde: Teatro Sesi (Av. João Leite, nº 1.013, Setor Santa Genoveva

Horário: 19h

Entrada franca 

Veja Também