Goiás ocupa 11º lugar no ranking nacional de cadastro de artesãos

Apenas no último mês de março, Goiás efetivou 310 novos cadastros. Ao todo, 6052 artesãos estão no cadastro goiano

Postado em: 10-04-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: Goiás ocupa 11º lugar no ranking nacional de cadastro de artesãos
Apenas no último mês de março, Goiás efetivou 310 novos cadastros. Ao todo, 6052 artesãos estão no cadastro goiano

Da redação

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior divulgou o ranking nacional de cadastro de artesãos que mostra Goiás ocupando o 11º lugar. Apenas no último mês de março, Goiás efetivou 310 novos cadastros conquistados com a adesão de profissionais de Pires do Rio, Urutaí, Palmelo, Santa Cruz, Mazargão, Rio Quente, Caldas Novas, Terezópolis de Goiás, Mineiros e Chapadão do Céu. Ao todo, 6052 artesãos estão no cadastro goiano. 

Os próximos municípios a serem cadastrados pela equipe do Programa do Artesanato Goiano, da Superintendência de Micro e Pequenas Empresas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), serão Itauçu, Ouro Verde, Damolândia, São Francisco de Goiás, Goiandira, Davinópolis, Cumari, Ouvidor e Três Ranchos.

Continua após a publicidade

9º Salão de Artesanato de Brasília 

Foi positiva a participação do Programa do Artesanato Goiano, da Superintendência de Micro e Pequenas Empresas da SED, no 9º Salão de Artesanato de Brasília, realizado de 29 de março a 2 de abril. O estande de Goiás contou com a presença dos sete artesãos selecionados para esta primeira feira nacional de 2017. Além da grande visibilidade, foram comercializadas 981 peças artesanais no estande de Goiás, com um faturamento de R$ 41.780, o que corresponde a um aumento de 118,17% em relação à edição anterior do Salão de Artesanato de Brasília, onde foram comercializadas 470 peças com um volume de R$ 19.180.

Segundo o gerente de Artesanato da SED e coordenador Estadual do PAB/GO, André Franco, este crescimento se deu graças a uma seleção mais rigorosa das peças e dos artesãos que participaram deste evento. “O edital de chamamento público tem sido um importante instrumento de seleção, que tem nos ajudado muito em termos da qualidade dos produtos e de democratização na escolha dos artesãos que representam Goiás nas principais feiras e salões de artesanato do País”, afirma.

Tecnoshow 2017 

A equipe do Programa do Artesanato Goiano da SED/GO, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, regional de Goiás (Sebrae-GO), participou também da 16ª edição da TecnoShow Comigo, em Rio Verde, uma das maiores feiras de equipamentos agrícolas do País. Os principais artesãos do Estado expuseram e comercializaram seus produtos no estande do projeto Brasil Original/Goiás. Segundo o superintendente Executivo Victor Hugo Marques de Queiroz, “esta parceria entre o Programa do Artesanato Goiano e o Sebrae-GO está dando inúmeros frutos. No ano passado fizemos três eventos juntos e este ano já temos programados cinco eventos dentro e fora do Estado de Goiás”. 

Veja Também