Professor ensina Matemática aos alunos através de paródias ao ritmo de Rock

O professor entra em sala de aula com o violão para ensinar uma disciplina que, para muitos, não tem nada de lúdica:

Postado em: 08-07-2021 às 09h02
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Professor ensina Matemática aos alunos através de paródias ao ritmo de Rock
Educador utiliza da música e do bom humor para passar conhecimento a alunos. Foto: Reprodução

O professor entra em sala de aula com o violão para ensinar uma disciplina que, para muitos, não tem nada de lúdica: a Matemática. Mas os números têm muito a ver com música. “Ritmo e nota, tudo está na métrica matemática”, explica o professor do Ensino Fundamental, Wilson de Araújo Júnior.

Para estreitar ainda mais a relação entre a matemática e a música o professor, compõe paródias utilizando vários ritmos. “A aula se transforma. Começo a cantar, dançar, os alunos me acompanham e eu atinjo o objetivo de fixar neles conceitos e regras da Matemática”, conta.

Nesse 13 de Julho, Dia do Rock, o professor presta uma homenagem ao ritmo que embala gerações desde meados do século passado. Para explicar as quatro operações (somar, subtrair, multiplicar e dividir) com fração e números decimais o professor Wilson parodiou We will rock you, de Freddie Mercury, música que marcou uma geração de roqueiros dos anos 1980, no Brasil.

Continua após a publicidade

Os critérios de divisibilidade também ganharam uma versão da música Pelados em Santos, do grupo Mamonas Assassinas. “Tem que ser melodias que eles gostam senão eles não pegam”, ressalta o professor que já compôs dez paródias com temas como expressão numérica, unidades de medida, numerador e denominador e resoluções de problemas. “Tenho facilidade de criar paródias e usar tons que facilitam o aprendizado dos alunos.

O dia 13 de julho entrou para a história do rock em 1985, no show Live Aid, ocorrido simultaneamente em Londres e na Filadélfia, para conscientizar a população mundial sobre a pobreza e a fome na Etiópia. Transmitido ao vivo para vários países, o evento contou com a presença de renomadas bandas da época como The Who, Led Zeppelin, Dire Straits, Queen, Rolling Stones, entre outras. No Brasil, a data é lembrada desde 1990, graças a uma campanha promovida por duas rádios paulistas.

Veja Também