História de Porangatu é registrada em livro

É nas páginas de Descoberto da Piedade que o ex-prefeito de Porangatu João Gonçalves dos Reis conta curiosidades

Postado em: 28-04-2017 às 06h00
Por: Sheyla Sousa
Imagem Ilustrando a Notícia: História de Porangatu é registrada em livro
É nas páginas de Descoberto da Piedade que o ex-prefeito de Porangatu João Gonçalves dos Reis conta curiosidades

RENATO ESTEVÃO

Descoberto da Piedade é o sugestivo nome do livro de autoria do ex-prefeito de Porangatu João Gonçalves dos Reis, de 90 anos, ou mais conhecido como “Joãozinho da Farmácia”, que será lançado nesta sexta-feira (28), às 19h30, no Palácio das Esmeraldas. Mais que uma obra simples, o projeto traz curiosidades que retratam a história de Descoberto da Piedade, hoje Porangatu, o principal município da região norte do Estado.

Segundo o idealizador e autor da obra, o livro possui histórias inéditas, ainda não contadas da região. “Meu livro é uma espécie de documentos históricos que têm por objetivo contribuir para a nossa cultura, a de Porangatu, e por que não de Goiás?”, conta.

Continua após a publicidade

Com o prefácio escrito pelo filho, Carlos Rosenberg, o projeto é constituído de registros que vão além de todo um apanhado histórico da região. “A obra inclui vários momentos protagonizados por moradores tanto antigos quanto atuais de zona urbana e rural”, revela Gonçalves. Na capa, três simbólicas representações históricas remetem à região, como um casarão (atualmente um museu de Porangatu), o Poço do Milagre e a tradicional Igreja Nossa Senhora da Piedade, o primeiro templo construído no município.

Segundo Carlos Rosenberg, a obra resgata a memória de um espaço pequeno em sua essência, mas grande em riquezas culturais que, por vezes, são esquecidas: “As cidades pequenas não têm estrutura para fazer estes registros da história; de uma maneira geral, são muito carentes. As tendências, hoje, com a velocidade das informações, são estas; as notícias contadas que nos revelam grandes histórias”.

Sobre as perspectivas do projeto, Rosenberg se enfatiza: “Meu pai realizou muito pela região, e, no livro, percebemos o empenho dele em buscar e contar sobre o município. Os nossos familiares moravam em Porangatu há demais de 200 anos. Ele está tentando deixar a contribuição exatamente para essa perspectiva”, complementa.

SERVIÇO:

Lançamento do livro ‘Descoberto da Piedade’ 

Quando: Sexta-feira (28) às 19h30

Onde: Salão Dona Gercina, Palácio das Esmeraldas (região central de Goiânia) 

Veja Também