Centenário de Astor Piazzolla é atração do Terça no Teatro

A Orquestra Sinfônica de Goiânia e o solista Cármelo de los Santos sobem ao palco do Teatro SESI em homenagem ao revolucionário

Postado em: 20-07-2021 às 08h51
Por: Redação
Imagem Ilustrando a Notícia: Centenário de Astor Piazzolla é atração do Terça no Teatro
Essa temporada do Terça no Teatro é uma realização da Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, com o patrocínio do Instituto Cultural Vale. Foto: Rafaella Pessoa.

A Orquestra Sinfônica de Goiânia e o solista Cármelo de los Santos sobem ao palco do Teatro SESI em homenagem ao revolucionário Astor Piazzolla. O concerto que celebra o centenário do bandoneonista e compositor argentino acontece nesta terça-feira (20/07) às 20h, pelo canal do Teatro SESI no Youtube (www.youtube.com/teatrosesigo). Essa temporada do Terça no Teatro é uma realização da Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, com o patrocínio do Instituto Cultural Vale.

Astor Piazzolla é um dos maiores músicos do século 20, responsável por uma revolução no tradicionalíssimo tango argentino. Ele criou um gênero híbrido conhecido como “nueno tango”. Ao longo de sua vida, estima-se que Piazzolla escreveu aproximadamente três mil composições originais e gravou outras 500.

“Esse é um evento especial, pois o Piazzolla é uma das figuras mais importantes da música latina americana. É como se fosse o nosso Tom Jobim, alguém que sintetizou a alma da música Argentina misturando um pouco com a linguagem do Jazz e outras influências”, afirma o maestro da Orquestra Sinfônica de Goiânia Eliseu Ferreira.

Continua após a publicidade

Segundo o maestro, o público irá se emocionar com a apresentação. “Nós teremos a participação de um grande violinista brasileiro, com carreira internacional, Cármelo de los Santos. Ele é um violinista gaúcho, excelente! Já esteve conosco em 2019 e está voltando para essa obra do Piazzolla”.

Cármelo é professor titular na Universidade do Novo México, Albuquerque – EUA. O violinista foi premiado em diversos concursos internacionais entre eles o primeiro prêmio no IV Concurso Internacional de Instrumentos de Corda “Júlio Cardona” (Portugal), o primeiro prêmio no concurso promovido pela Associação Nacional de Professores de Música (Estados Unidos) e o segundo prêmio no Concurso Internacional de Jovens Artistas (Argentina).

Terça no Teatro

O “Terça no Teatro”, programa permanente do Teatro SESI – o braço cultural da Federação das Indústrias do Estado de Goiás – FIEG, realiza apresentações de dança, teatro e música toda terça-feira até o final do ano. O projeto em parceria com a FIEG+Solidária está arrecadando alimentos para artistas e trabalhadores da cultura que enfrentam dificuldades, neste período de pandemia.

“Nesse período de pandemia o Teatro SESI tem se firmado como uma instituição de apoio à cultura em Goiânia. Tem ajudado muitos artistas nesse período tão difícil propondo apresentações, semanalmente, mesmo que de forma online. O teatro completou 10 anos e é fundamental na cena musical goianiense. A gente espera que ele continue dando esse apoio, ainda mais por ser um espaço muito bacana de fruição e de promoção da cultura”, disse o maestro Eliseu Ferreira.

Foto: Carmelo de Los Santos.

Veja Também