Teatro de bonecos será atração em apresentação online no “Terça no Teatro”

A peça “Plural” da Cia de Teatro Nu Escuro vai ser exibida nesta terça-feira (17/08), pelo Terça no Teatro. O espetáculo vai

Postado em: 17-08-2021 às 08h09
Por: Pedro Jordan
Imagem Ilustrando a Notícia: Teatro de bonecos será atração em apresentação online no “Terça no Teatro”
Plateia reduzida a 120 pessoas poderão acompanhar no local a apresentação. Foto: Divulgação

A peça “Plural” da Cia de Teatro Nu Escuro vai ser exibida nesta terça-feira (17/08), pelo Terça no Teatro. O espetáculo vai ser transmitido pelo canal do Teatro SESI no YouTube (www.youtube.com/teatrosesigo) com tradução para Libras. E, de forma distanciada com todos os protocolos de segurança contra a Covid-19, uma plateia reduzida de 120 pessoas poderá assistir de perto a apresentação.

O espetáculo “Plural” é uma trama tecida pelas histórias de uma menina chamada Maria, que tem recordações dos seus sete anos. A narrativa segue costurando memória em memória, fiando do universo rural ao urbano, bordando histórias vividas e sentidas, com encantos, medos, violências, coragens, lamentos e alegrias. Uma trama sempre tensionada entre o drama e a poesia, o trágico e o humor.

Segundo a diretora, Izabela Nascente, a peça denuncia padrões sociais que não são salubres para as mulheres e nem para a sociedade. “Plural traz referências de ações que visam desviar o caminho dado a essas mulheres de permanecerem passivas, de não terem domínio sobre suas vontades. Tem também aspectos humanos que gostamos sempre de lembrar: a poesia, a música, a fantasia… Subjetividades que nós humanos temos que nutrir todo dia”, explica.

Continua após a publicidade

Atores e atrizes cantam, dançam e tocam cantigas populares junto com os bonecos, como em uma brincadeira em que as linguagens cênicas do teatro de animação, músicas ao vivo e projeções de vídeos se cruzam como em um calidoscópio infantil.

Para o ator Lázaro Tuim é uma felicidade poder retornar ao palco, após quase dois anos. “Reencontrar com o público mesmo que reduzido será muito importante e a possibilidade de uma apresentação híbrida nos coloca novos desafios, desafios que foram impostos desde o início da pandemia”, afirma.

Desafiados em terem que repensar o ato teatral por, justamente, terem dois públicos, um no teatro e outro nas redes sociais. Lázaro evidencia: “se por um lado temos um caminho ainda sem uma certeza no quesito recepção do trabalho teatral, por outro o alcance de nosso trabalho tende a se ampliar, pois podemos atingir um público maior. A possibilidade de alcance via transmissão do espetáculo se potencializa neste formato”, complementa.

Terça no Teatro

O “Terça no Teatro”, programa permanente do Teatro SESI – o braço cultural da Federação das Indústrias do Estado de Goiás – FIEG, realiza apresentações artísticas toda terça-feira até o final do ano. Essa temporada 2021 é viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, com o patrocínio do Instituto Cultural Vale.

Em parceria com a FIEG+Solidária estão sendo arrecadados alimentos para artistas e trabalhadores da cultura que enfrentam dificuldades, neste período de pandemia. Portanto, caso queira fazer uma contribuição de alimentos não perecíveis, os entreguem na sede do Teatro SESI, no setor Santa Genoveva, em Goiânia. As doações serão encaminhadas para essa classe artística, ao final de cada mês.

Veja Também