Projeto Invisível confecciona mural para revelar a arte presente no dia a dia

“Não haverá uma mensagem explícita neste mural, eu quero levar para as pessoas a liberdade de sentir a obra da forma como ela se comunica com cada um”, comenta Selon

Postado em: 21-06-2017 às 16h25
Por: Amanda de Oliveira
Imagem Ilustrando a Notícia: Projeto Invisível confecciona mural para revelar a arte presente no dia a dia
“Não haverá uma mensagem explícita neste mural, eu quero levar para as pessoas a liberdade de sentir a obra da forma como ela se comunica com cada um”, comenta Selon

O artista Santiago Selon vai se dedicar, durante um mês, à pintura de um mural de aproximadamente 150m², em Goiânia. Com o apoio do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás (FAC), o Projeto Invisível quer ampliar relações possíveis entre o cidadão, a arte e o espaço urbano. Quem passar pela Praça Universitária poderá acompanhar o trabalho, na Área II, Bloco D da PUC-GO.

O painel em amarelo e vermelho é uma criação inédita de Santiago Selon, especialmente para o Projeto Invisível. A composição visual referencia a trajetória do artista que é um especialista em geometria e, portanto, agrega volumetria, perspectivas e planos à sua pintura. “Não haverá uma mensagem explícita neste mural, eu quero levar para as pessoas a liberdade de sentir a obra da forma como ela se comunica com cada um”, comenta Selon.

Continua após a publicidade

Segundo ele, o Projeto Invisível deve cumprir a missão de aproximar o cidadão de seu bem comum: a cidade. Dar visibilidade aos muros de Goiânia é algo que o artista tem feito há mais de 15 anos. A importância disso para Selon é “colaborar para ampliar a percepção de quem habita o território urbano acerca do que foi edificado, dos espaços ocupados e dos vazios existentes que nos permitem a mobilidade”.

Durante todos estes anos de atuação nas ruas da capital goiana, ele conta que, na maioria das vezes, a compra de materiais foi um investimento pessoal e, portanto, não houve recebimento de cache. Para Selon, o prêmio concedido pelo FAC (Edital 2016) é um marco de reconhecimento de seu trabalho como relevante para o Estado.

Este momento coincide ainda com novos esforços de difusão de sua obra para outros centros urbanos, com o aumento de produtividade em pequena escala, no atelier, e ilumina o momento em que Selon se reconhece e é reconhecido como artista. “Não foi sempre assim”, lembra.

A partir da pintura mural finalizada, em julho, o Projeto Invisível vai disponibilizar gratuitamente o catálogo impresso, composto por registros fotográficos e texto crítico sobre a obra. A cobertura integral de execução do projeto será realizada por meio das mídias sociais (Facebook e Instagram), convidando e motivando o público a se apropriar afetivamente da obra desde o princípio de sua construção.

(Goiás Agora)

Veja Também