Pianista goiana é eleita para receber prêmio entre personalidades de língua portuguesa

A pianista, flautista e pesquisadora goiana Andréa Luísa Teixeira foi eleita a personalidade entre os noves países que falam a língua portuguesa.

Postado em: 13-10-2021 às 11h09
Por: Nielton Soares
Imagem Ilustrando a Notícia: Pianista goiana é eleita para receber prêmio entre personalidades de língua portuguesa
Andréa Luísa Teixeira, que também é flautista e pesquisadora, pode ser indicada para receber o Prêmio Gala da Lusofonia da área de Música | Foto: rede social

A pianista, flautista e pesquisadora goiana Andréa Luísa Teixeira foi eleita a personalidade entre os noves países que falam a língua portuguesa. Ela foi indicada para receber a importante premiação voltada para a comunicação e cultura.  

O Prêmio Gala da Lusofonia da área de Música está na 5ª V edição e é entregue, anualmente, a apenas 15 personalidades do mundo da lusofonia. As áreas contempladas são: Música, Literatura, Teatro e Cinema, Moda, Carreira, Ação Empresarial, Educação, Diplomacia Lusófona, Instituição Internacional, Ciência e Saúde, Comunicação Social, Cidadania entre outras.

Andréa Luísa é pianista e pesquisadora da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), desde 1993. Nesse período, ela foi coordenadora do Centro de Folclore e HIstória Cultural do Instituto do Trópico Subúmido da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

Continua após a publicidade

A profissional já foi premiada neste ano pelo conjunto de pesquisas em música folclórica, música indígena, musicologia e performances na divulgação da música e cultura luso-brasileira. Trabalho que já realiza há mais de 25 anos.

Cerimônia

A premiação está programada para ocorrer no próximo dia 23 de outubro, no Auditório Ruy de Carvalho em Oeiras, em Portugal, com transmissão pelo Facebook da instituição.

“É nossa intenção realizar uma Gala onde a arte e a cultura sejam a montra maior de um mundo que se entende através da língua portuguesa e que respeita as diferenças culturais que a história urdiu e os cidadãos dos nove países da língua oficial portuguesa aceitaram como suas. Aceitaram como um património comum e fraterno”, diz Isabel Leitão, mentora e fundadora da Gala Prêmios Lusofonia.

Veja Também