Quinta-feira, 28 de março de 2024

Exposição na Arte Core: trabalho de artista visual goiano chega ao MAM, no Rio de Janeiro

Com uma produção atravessada por questões políticas e sociais, Hal Wildson busca reconstruir memórias coletivas, reinventando o Brasil sob uma nova perspectiva

Postado em: 29-10-2021 às 14h38
Por: Giovana Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Exposição na Arte Core: trabalho de artista visual goiano chega ao MAM, no Rio de Janeiro
Com uma produção atravessada por questões políticas e sociais, Hal Wildson busca reconstruir memórias coletivas, reinventando o Brasil sob uma nova perspectiva. | Foto: divulgação

Entre as atrações do festival Arte Core deste ano, desembarca no Rio de Janeiro o trabalho do artista visual goiano Hal Wildson, de 30 anos. A 8ª edição do evento tem início nesta sexta-feira (29/10), no Museu de Arte Moderna do Rio, e reúne instalações inéditas, oficinas educativas, apresentações musicais e palestras, com encerramento no domingo (31/10).

Hal Wildson é conhecido pela pesquisa acerca dos conceitos de escrita e identidade, e da reconstrução de memórias coletivas e autobiográficas, atravessadas por questões sociais e políticas. Nascido na região do vale do Araguaia, região de fronteira entre Goiás e Mato Grosso, o artista comemora a oportunidade de expor no Rio de Janeiro.

“Pra mim é um muito importante ocupar o espaço do MAM. Sendo um artista do interior de Goiás, ocupar esses espaços de arte dentro do eixo é ocupar também um espaço simbólico de resistência. Somos muitos ‘Brasis’ dentro desses Brasil, o Brasil é mais do que o Sudeste”, diz.

Continua após a publicidade

Constantemente, os trabalhos de Hal embarcam em um processo criativo que propõe uma nova linguagem, se apropriando das qualidades sensíveis de materiais como a carta, documentos pessoais, carimbos e a máquina de escrever, que oferecem a possibilidade de elaborar uma partilha de narrativas essencialmente coletivas.

O artista goiano explica que, em sua produção intitulada Utopia Original, ele busca reescrever a utopia brasileira através do poder da memória, por meio do conceito de utopia e da ideia de um país em construção. Para isso, utiliza simbolicamente a datilografia (máquina de escrever) e o carimbo, criando imagens a partir de milhões de letras e palavras.

“No meu trabalho eu exploro a questão da nossa Brasilidade como uma utopia a ser reescrita, precisamos reinventar esse Brasil. Utilizo a máquina de escrever para criar essa imagem, uma cena que nunca existiu, mas que passa a existir dentro do nosso imaginário como um projeto de futuro”, explica.

Festival Arte Core

O Arte Core é um evento gratuito que integra diferentes manifestações artísticas inspiradas na cultura das ruas, oferecendo desde música e artes plásticas até gastronomia e skate. A edição deste ano, ancorada no projeto Sankofa, da pedagoga e educadora Gaby Makena, busca promover a construção de narrativas antirracistas, capazes de sensibilizar as pessoas por meio da educação.

Veja Também