Basileu França promove seminário internacional sobre produção cênica na pandemia

Temas como dança, teatro, música, atividades circenses, acessibilidade na produção cênica e a atuação do produtor no contexto pandêmico serão debatidos com convidados da área artística do Brasil, França, Moçambique e Venezuela

Postado em: 27-11-2021 às 11h41
Por: Giovana Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Basileu França promove seminário internacional sobre produção cênica na pandemia
Temas como dança, teatro, música, atividades circenses, acessibilidade na produção cênica e a atuação do produtor no contexto pandêmico serão debatidos com convidados da área artística do Brasil, França, Moçambique e Venezuela. | Foto: Divulgação

A Escola do Futuro (EFG) em Artes Basileu França promove, nos dias 01, 02 e 03/12, uma discussão internacional com foco na produção cênica na pandemia. O seminário será gratuito e realizado de forma on-line, pelo canal oficial da escola no YouTube.

Nos quase dois anos sem produzirem, em função da pandemia, os artistas e os produtores tiveram que repensar uma série de ações para garantirem a sobrevivência. Justamente por isso, os organizadores do seminário além de buscarem compreender o caos mundial de crise econômica e a falta de políticas públicas setoriais. Eles vão abrir para o diálogo sobre a adaptação do fazer cultural neste “novo normal”.

Segundo a organização do evento é urgente pensar sobre as estratégias e políticas que foram e estão sendo tomadas no setor cultural. “Por isso, buscamos neste seminário um diálogo interconectado com profissionais, professores, fazedores e produtores cênicos para pensarmos juntos o papel do produtor e da Produção Cênica, no desenvolvimento cultural e econômico local e mundial”, explica a coordenadora do curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica, Iolene Lobato.

Continua após a publicidade

Curso em Produção Cênica

O Curso Superior de Tecnologia em Produção Cênica da EFG em Artes Basileu França, instituição vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e gerida pela Universidade Federal de Goiás (UFG), tem promovido uma grande mudança no cenário artístico profissional no Estado. Ao longo desses oito anos de existência do curso, diversas discussões, eventos e pesquisas foram realizadas. À exemplo, no ano de 2016 foi realizado o I Seminário Goiano de Tecnologia em Produção Cênica.

Em 18 de fevereiro de 2019 foi lançado o 1º livro do curso de Produção Cênica com o título “Produção Cênica e Sociedade”, dividido em nove capítulos. A obra trouxe reflexões sobre o desenvolvimento econômico do estado de Goiás e suas implicações no crescimento das necessidades em torno das atividades culturais. A 2ª edição deste livro foi lançada neste ano e contou com a participação dos discentes. Tudo isso, reafirma a importância do curso para o cenário cultural brasileiro.

Veja Também