Conheça Josefo, músico independente e goiano que explora epifanias e sonoridades

Single “O físico”, seu mais novo projeto, chegou às principais plataformas de streaming na última sexta-feira (3)

Postado em: 05-12-2021 às 12h00
Por: Giovana Andrade
Imagem Ilustrando a Notícia: Conheça Josefo, músico independente e goiano que explora epifanias e sonoridades
Single “O físico”, seu mais novo projeto, chegou às principais plataformas de streaming na última sexta-feira (3) | Foto: divulgação

Utilizando elementos como um estúdio caseiro, psicodelia e insights poderosos, o músico goiano Josefo, alter ego de José Victor Rezende, de 24 anos, deu vida ao single “O físico”, lançado nas principais plataformas de música na última sexta-feira (03/12). Com letra autoral, o artista conta que a canção fala sobre liberdade de escolhas e a importância de aproveitar a simplicidade dos momentos, para além do corpo físico.

“Hoje em dia, liberdade para mim é poder me expressar e libertar das amarras que vivemos. Estamos em uma sociedade onde as pessoas estão cada vez mais perdidas em quem são. Desejo que as pessoas sintam liberdade quando ouvirem meu som,  para que elas possam ser quem realmente querem”, conta Josefo.

Produzido  e gravado durante os momentos de isolamento social, no estúdio montado em seu quarto, a  nova  música de Josefo convida para um mergulho interior. O esoterismo e a sinestesia presentes no single são uma prévia dos próximos capítulos da carreira de José Victor, que aterriza em Goiânia com múltiplas referências sonoras após temporadas no Ceará, Pará e Minas Gerais.

Continua após a publicidade

Com  masterização de Dezert Horse (@dezerthorse) e participação do baterista Jônatas Marques (@heyyjow), do Projeto Casulo (SP),  “O físico” integra o  álbum  “Zefo Vol. 1”, que chega enriquecendo a cena independente de Goiás no dia 18 de dezembro. 

Para intensificar a experiência musical do ouvinte, as faixas do projeto se entrelaçam. “O álbum foi produzido para que você ouça uma música e a próxima sacie sua vontade sonora. Queria que tivesse início, meio e fim, como uma trama sendo contada. Quero que as frases das minhas músicas fiquem na cabeça das pessoas. Minhas apresentações são uma viagem para dentro de si”, explica o artista.

Essa expressividade e energia sonora possuem raízes no processo criativo plural de Josefo, que compartilha sobre as experiências: “Tenho músicas que nasceram de sonhos, viagens, intuição… Estou sempre mudando minha sonoridade, não é uma coisa que eu consiga colocar em uma caixa. Por todos os cantos que passo levo comigo alguma inspiração e aplico nas produções. Ser artista é uma constante construção”.

Artista independente

Nascido em Uruaçu, no interior de Goiás, José Victor Rezende é andarilho, assim como nas sonoridades, também na vida. As aulas de violão na adolescência tinham como objetivo diminuir sua timidez, mas foram porta de entrada para um desejo maior do músico: curar e libertar as pessoas.

“Tocar foi magia pura. Sentia uma vontade louca de expressar o que estava vivendo no ensino médio. Comecei a criar minhas melodias e letras, que falavam de ser alguém em um universo que não estava me encaixando. De lá pra cá aprendi que não preciso parecer com alguém pra ser eu. Preciso me desbravar”, relata Josefo ao destacar que a evolução de suas letras caminha junto com sua evolução pessoal. 

Em 2017, Josefo iniciou seu primeiro projeto musical com o multi instrumentista mineiro André Gomes, e juntos criaram a banda Havalanche. As demos foram gravadas pelo celular e posteriormente estruturadas com equipamentos recém-adquiridos, como interface de áudio e microfone. “Foi aí que entendi que não precisava ir para um estúdio grande gravar minhas coisas”, conta.

A habilidade com produção foi adquirida em Belo Horizonte, período em que o músico aprimorou os conhecimentos em edição de áudio e mixagem. “Comprei alguns materiais e comecei a pensar sobre a organização de um álbum, pois já tinha bastante demos. Na época, lancei duas faixas que havia gravado pelo celular “Intro/Verlúdio e Gameboy”. 

De volta a Goiás, Josefo desenvolveu criações e parcerias com o músico Gabriel Martins (Dezert Horse). “Libertar” e “Brincar de Esconder” foram alguns dos lançamentos recentes, também disponíveis nas plataformas de streaming.

“O espaço que estou buscando ainda vai ser construído, com artistas emergentes que estão começando por agora. Penso na criação de um festival periférico. É, principalmente, por meio de shows que nosso som vai atingir o público”, reflete Josefo sobre a abertura de caminhos para novos músicos no cenário nacional e internacional. 

Confira abaixo o lançamento mais recente de Josefo e acompanhe o trabalho no artista nas principais plataformas

Veja Também